A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) confirmou dois casos de febre maculosa em residentes da capital federal. De acordo com a pasta, os pacientes se infectaram no próprio DF.
Os pacientes são um homem da faixa de 15 a 20 anos e uma mulher de 40 a 49 anos. Os casos foram identificados em 2 de outubro, mas os dois já estão recuperados.
Segundo a pasta, em 2024, foram notificados 59 casos suspeitos. Destes, 40 foram descartados, 17 permanecem em investigação e dois foram confirmados.
A secretaria comunicou o Ministério da Saúde e reuniu as equipes de vigilância e assistência para adoção imediata das ações indicadas. Os cuidados com os carrapatos no ambiente e nos animais devem ser permanentes.
“A estação seca é o período em que a população de carrapato é abundante no ambiente e é composta, principalmente, de larvas e ninfas. Em caso de ocorrência de carrapatos, a vigilância ambiental pode ser acionada para realizar uma inspeção e indicar as medidas de prevenção e controle. As inspeções podem ser solicitadas pelo telefone 3449-4428 ou pela ouvidoria da SES, discando 160”, diz a pasta.
O que é a febre maculosa
A febre maculosa é uma doença infecciosa, causada pela bactéria Rickettsia, que é transmitida por algumas espécies de carrapatos.