Vereador Inspetor Alberto presta depoimento após vídeo polêmico de maus-tratos a porco
No vídeo, gravado em alusão ao prefeito eleito Evandro Leitão (PT), o parlamentar é visto puxando o animal pelas orelhas e pressionando o pescoço do animal com o joelho
O vereador reeleito Inspetor Alberto (PL) prestou depoimento na Delegacia Especializada de Meio Ambiente (DPMA), na manhã desta terça-feira (29), em resposta à repercussão de um vídeo nas redes sociais onde ele aparece maltratando um porco. No vídeo, o parlamentar é visto puxando o animal pelas orelhas e pressionando o pescoço com o joelho. O conteúdo começou a circular no domingo (27), dia do segundo turno das eleições.
Ao chegar à DPMA, o vereador foi recebido com hostilidade por uma ativista defensora dos direitos dos animais. Em um momento de tensão, a ativista declarou que mobilizaria todos os recursos possíveis para lutar pela cassação do mandato do parlamentar, alegando que a sociedade repudia sua conduta recente. “Estou aqui ao lado do inspetor covarde, frouxo, que simplesmente maltratou um porco,” afirmou.
Nas imagens divulgadas no último domingo (27), o Inspetor Alberto arrasta o porco pelas orelhas, enquanto o animal grune em aparente sofrimento. Em seguida, ele o imobiliza entre as pernas e faz declarações em referência ao então candidato Evandro Leitão, afirmando que o “levaria para a panela”. Em outro momento do vídeo, o vereador pressiona o pescoço do porco com o joelho.
Vereador Inspetor Alberto é denunciado por maus-tratos
O caso gerou repercussão além das redes sociais. Ainda no domingo, o vereador Gabriel Aguiar, do Psol e conhecido por sua atuação em defesa ambiental, registrou um Boletim de Ocorrência contra o Inspetor Alberto. Reeleito e segundo mais votado em Fortaleza nas eleições de 2024, Gabriel reforçou sua crítica ao comportamento do colega parlamentar. No mesmo dia, a Polícia Civil do Ceará (PCCE) instaurou inquérito para investigar a prática de maus-tratos ao animal.
Na segunda-feira (28), o deputado federal cearense Célio Studart apresentou um pedido formal de cassação do mandato do Inspetor Alberto. Segundo o deputado, atitudes que incitam ou praticam violência contra animais são incompatíveis com a ocupação de cargos públicos, que, conforme ele argumentou, devem priorizar o “bem-estar da sociedade, do meio ambiente e dos seres vivos”.
O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Ceará (CRMV-CE) denunciou formalmente, também nessa segunda-feira (28), o vereador Inspetor Alberto (PL), solicitando que ele tenha seu mandato cassado. O CRMV-CE divulgou que o presidente do Conselho, Daniel Viana, encaminhou a denúncia ao Ministério Público do Ceará (MPCE), à Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA) e ao Tribunal Regional Eleitoral do Estado (TRE-CE).
“A prática representa uma brutalidade inadmissível e desrespeito com o bem-estar animal, especialmente num momento em que a sociedade exige maior proteção aos direitos dos animais”, afirmou a autarquia em comunicado.
Fonte: GCMAIS
Fonte: GCMAIS