Bolsonaro e mais 35 são indiciados pela PF por tentativa de golpe de estado após eleições de 2022

Relatório final do inquérito foi finalizado no início da tarde desta quinta-feira (21)

O ex-presidente Jair Bolsonaro foi indiciado pela Polícia Federal, nesta quinta-feira (21), por abolição violenta do estado democrático de direito, golpe de estado e organização criminosa. Assim como ele, também foram indiciados outros ex-integrantes do governo bolsonarista.

O indiciamento é referente ao inquérito responsável pela investigação da tentativa de golpe de estado no Brasil após as eleições que resultaram na eleição de Lula como presidente em 2022.

Ao todo, 800 páginas reforçam o relatório final do inquérito, concluído no início da tarde desta quinta-feira (21). O documento deve ser entregue ao Supremo Tribunal Federal (STF).

Além de Bolsonaro, também foram indiciados os generais Augusto Heleno, ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional, o GSI; e Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa. Braga Netto foi, inclusive, candidato a vice-presidente na chapa de Bolsonaro em 2022. Outras 35 pessoas também foram indiciadas.

Após análise pelo STF, a Procuradoria Geral da República (PGR) deve decidir se irá denunciar ou não os indiciados, enquanto caberá à Corte julgá-los.

Entre os outros indiciados estão o delegado Alexandre Ramagem, ex-presidente da ABIN, a Agência Brasileira de Inteligência; e Valdemar Costa Neto, presidente do PL, partido do ex-presidente Bolsonaro.

Fonte: Diário do Nordeste