Após reabertura da fronteira entre Gaza e o Egito, 30 crianças com câncer poderão fazer tratamento

Fronteira em Rafah abriu novamente neste sábado, após nove meses

Após nove meses de interrupção, a fronteira de Rafah, que liga o Egito à Faixa de Gaza, foi reaberta neste sábado (1º de fevereiro). As informações são Deutsche Welle.

A emissora estatal egípcia Al-Qahera exibiu imagens do primeiro grupo de 50 palestinos e seus 53 acompanhantes atravessando a fronteira para o Egito, onde receberão tratamento médico.

A reabertura ocorre no mesmo dia em que três reféns foram libertados pelo grupo Hamas no sul de Gaza e 183 prisioneiros palestinos por Israel.

Quando fronteira foi fechada e consequências
Em maio do ano passado, uma operação israelense ocasionou o controle da fronteira de Gaza por Israel, interrompendo o fluxo de ajuda humanitária para o território.

A reabertura da passagem de Rafah, portanto, vai viabilizar a circulação de pessoas e bens entre a Faixa de Gaza e o Egito.

A União Europeia (UE) anunciou, nessa sexta-feira, o início de sua missão de apoio à reabertura da passagem de Rafah. A chefe da diplomacia do bloco, Kaja Kallas, informou que guardas de fronteira da UE foram enviados ao local a pedido de palestinos e israelenses.

Hamas liberta reféns
Entre os libertados, está Yarden Bibas, pai dos meninos Ariel e Kfir, de origem argentina, em troca de 180 presos palestinos, na quarta operação do tipo desde a entrada em vigor do acordo de trégua na Faixa de Gaza.

O Exército israelense anunciou que Yarden Bibas (35 anos), o franco-israelense Ofer Kalderon (54) e o israelense-americano Keith Siegel (65), sequestrados em 7 de outubro de 2023, já estavam em território israelense, depois que o movimento islamista palestino os entregou à Cruz Vermelha em Gaza.

182 palestinos livres
Israel libertou 182 detentos palestinos e um egípcio, segundo o Clube de Prisioneiros Palestinos.

Um ônibus chegou a Ramallah, na Cisjordânia ocupada, com 25 presos palestinos. Três ônibus chegaram a Gaza com 150 pessoas. Outros oito detentos, incluindo o egípcio, foram expulsos para o Egito.

Em Tel Aviv, Israel, centenas de pessoas se reuniram em uma praça para acompanhar a libertação dos reféns em um telão.

O israelense Yarden Bibas é pai dos dois reféns mais jovens sequestrados pelo Hamas em 7 de outubro de 2023 durante o ataque surpresa contra o território israelense: Kfir e Ariel, que tinham, respectivamente, oito meses e quatro anos.

O pai da família foi solto sem a esposa Shiri, de origem argentina, nem os dois filhos. Não foi possível determinar o paradeiro dos três. As crianças são os últimos menores de idade que permanecem em cativeiro em Gaza.

O Hamas afirmou em novembro de 2023 que a mãe e as crianças morreram em um bombardeio israelense, mas o Exército do país não confirmou a informação e muitas pessoas mantêm a esperança de que os três continuam vivos.

Fonte: Diário do Nordeste