Os 106 mil alunos da rede pública do Ceará que ingressaram no 1º ano do ensino médio em 2025 também receberão tablets e chips de conectividade. A informação foi anunciada pelo governador do Estado, Elmano de Freitas (PT), nesta quinta-feira, 13, em evento de boas-vindas para os estudantes, em solenidade, no Centro de Eventos do Ceará.
O investimento é de cerca de R$ 100 milhões. Conforme Elmano, os equipamentos estão sendo adquiridos e depois serão distribuídos para as escolas.
“Eles vão entrar na nova escola, vão receber um tablet. Os alunos do 2º e do 3º estão recebendo, uma grande parte já recebeu. Nós queremos toda a rede estadual, todos os alunos com o tablet e com o chip, com conectividade”, disse o governador.
Cerca de 2 mil alunos compareceram ao evento “Cheguei Ensino Médio”, no Centro de Eventos do Ceará. A secretária da educação Eliana Estrela explicou que o momento é pensado para facilitar a adaptação dos estudantes nas novas escolas.
“Nós estamos abrindo aqui as políticas, mostrando para eles as oportunidades que a nossa rede traz para cada um construir seu projeto de vida”, afirmou.
A transição do 9º ano do ensino fundamental, ofertado pelas redes de ensino municipais, para o 1º do ensino médio, de atribuição do Estado, ainda é um gargalo nas redes de educação, que lidam com altas taxas de evasão.
De acordo com o Censo Escolar de 2020, 5,6% dos estudantes do 9º ano não se matricularam na etapa seguinte da educação básica no Ceará.
Fonte: O Povo Online