Moradores de Sobral, fazem passeata contra a violência na região
Na última sexta-feira (22) comerciante foi assassinado na porta do trabalho.
Uma passeata foi realizada nesta sexta para pedir paz na Região Norte.
Moradores de Sobral, na Região Norte do Ceará, e de cidades vizinhas foram às ruas em passeata pedir paz. Segundo moradores, a violência tem aumentado em grande escala, principalmente em Sobral. Na última sexta-feira (22), um comerciante foi morto por adolescentes que teriam confessado a prática do crime para comprar drogas.
Iradilce Alcântara, irmã da vítima, pediu por paz e atenção das autoridades. “Falta tratamento para dependentes químicos. O consumo das drogas está aumentando em qualquer canto do mundo. Precisamos de atenção das autoridades para ev
itar que outras pessoas tenham o mesmo destino do meu irmão”, diz ela.
itar que outras pessoas tenham o mesmo destino do meu irmão”, diz ela.
De acordo com a polícia, os jovens responsáveis pelo crime, dois adolescentes de 14 e 15 anos, foram apreendidos. Segundo testemunhas do crime, eles teriam atirado mesmo após a vítima entregar todo o dinheiro que tinha.
A caminhada também marcou o lançamento da campanha “Crack tô fora”, movimento da sociedade civil, criada pelo fotógrafo Wellington Macedo. “Pretendemos fazer um trabalho de prevenção com palestras em escolas públicas e particulares para atingir o máximo possível de jovens e os adolescentes, que são alvos fáceis desse mundo das drogas”, diz o fotógrafo.
Tratamento
Em Sobral, existe apenas um Centro de Atenção Psico-social voltado para o atendimento de pessoas dependentes de álcool e drogas. De acordo com o médico responsável pelo CAPS AD, César Augusto, por mês são 250 pessoas começando o tratamento. “Precisamos mostrar que drogas afetam as pessoas em níveis muitas vezes imagináveis. E não são só as drogas ilícitas. Álcool também é droga, mas lícita. E mata igual ou mais do que as drogas ilegais”, diz o médico.