Cursos gratuitos sobre inclusão têm 2000 vagas abertas para professores
Professores e gestores da rede pública de ensino, com vínculo temporário ou efetivo, que atuem na educação básica ou no atendimento educacional especializado, no Ceará, podem participar da seleção para uma das 2.000 vagas nos cursos gratuitos ofertados 100% a distância pelo Instituto Federal do Ceará (IFCE), por meio do Centro de Referência em Educação a Distância (CREaD), como parte do programa Rede Nacional de Formação de Professores (Renafor). São dois cursos com inscrições abertas até o dia 27 de julho, os quais abordarão as temáticas da inclusão de estudantes com deficiência e da neurodiversidade, cujas aulas terão início no mês de agosto.
As vagas são distribuídas igualmente entre os cursos “Formação continuada para professores numa perspectiva inclusiva”, gerenciado pelo campus de Paracuru, e “Formação continuada em educação inclusiva: formando professores para a neurodiversidade”, gerenciado pelo campus de Maranguape. O primeiro traz abordagens sobre práticas pedagógicas inclusivas voltadas às deficiências intelectual, visual e auditiva/surdez. O segundo, para a inclusão e o desenvolvimento de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA), Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD).
Ambos os cursos terão duração de cinco meses, perfazendo 180 horas/aula, com o objetivo de oferecer aos educadores da educação básica da rede pública de ensino uma fundamentação teórico-metodológica para a construção de práticas pedagógicas inclusivas voltadas para o acolhimento e o desenvolvimento de estudantes da educação especial. Assim, pretende-se fortalecer o comprometimento com a inclusão e a equidade, de modo a valorizar a diversidade e promover o respeito às individualidades dos estudantes, mediante a implementação de estratégias pedagógicas adaptadas a sua aprendizagem.
As aulas ocorrerão no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e também em outras plataformas indicadas pela coordenação do curso, havendo previsão de aulas síncronas, com professores e estudantes interagindo simultaneamente em dias e horários previamente agendados, bem como de aulas assíncronas, com a utilização de recursos didáticos produzidos e disponibilizados no AVA. A estrutura curricular dos cursos inclui um módulo voltado para a ambientação em educação a distância, além de módulos específicos direcionados a cada uma das temáticas de cada capacitação.
SERVIÇO:
Cursos gratuitos a distância sobre inclusão e neurodiversidade
Vagas: 2.000 (divididas igualmente para cada curso)
Inscrições: até o dia 27 de julho de 2025
Editais e anexos:
Curso de Formação de Professores numa Perspectiva Inclusiva: clique aqui
Curso de Formação em Educação Inclusiva para Neurodiversidade: clique aqui
Notícia: portal.ifce.edu.br/