SEBRAE-CE abre NOVAS vagas para o ALI– Agente Local de Inovação na metodologia Rural

SEBRAE-CE , assessorado pela FAPETEC (Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino, Tecnologia e Cultura) acaba de abrir novas vagas para o Agente Local de Inovação – ALI na categoria Rural para diversas regiões do Ceará.

As inscrições vão até o dia 04/08/25 – 18hs, pelo horário de Brasília, e deverão ser feitas exclusivamente online, por meio do portal da FAPETEC – www.fapetec.org -> Processos Seletivos -> Processo Seletivo SEBRAE/CE – ALI 02/2025-> Ver detalhes -> Edital e Comunicados, sem pagamento de taxa.

Ao todo estão sendo disponibilizadas 37 vagas (já com cadastro reserva) para Agentes, com o valor de bolsa de R$ 5 mil.

As vagas estão sendo disponibilizadas para diversas regiões do Estado, tais como Baturité, Cariri, Centro Sul, Cidade Pólo Crateús, Cidade Pólo Jaguaribe, Cidade Pólo Limoeiro do Norte, Cidade Pólo Santa Quitéria, Cidade Pólo Tauá, Ibiapaba, Itapipoca, Litoral leste, Metrofor, Norte e Sertão Central (Cidades Polo de Quixeramobim e Senador Pompeu).

As oportunidades são para os bolsistas atuarem na metodologia Rural onde a finalidade é promover o extensionismo tecnológico e estimular a pesquisa e o desenvolvimento de processos inovadores para as empresas rurais, tornando-as inovadoras e mais sustentáveis. A duração é de até 23 meses.

Entre as atribuições dos Agentes estão: Identificar e sensibilizar propriedades e empresas rurais para participar do Projeto, que comporão a base mínima para aplicação da pesquisa de extensão tecnológica; Acompanhar, no mínimo, 12 e, no máximo, 15 propriedades e empresas rurais em cada Ciclo da Jornada ALI Rural (cada ciclo terá a duração de até 12 meses); Obter do produtor e empresário rural a formalização do comprometimento em participar do Projeto, bem como as assinaturas nos documentos previstos no projeto; Realizar diagnósticos e devolutivas; Elaborar relatórios técnicos de pesquisa; Realizar apresentações, entre outras funções.

Exigências Curriculares

Para as vagas dos Agentes a formação acadêmica exigida é nível de graduação completa, com diploma reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC), em engenharia agronômica, engenharia agrícola, engenharia florestal, engenharia de alimentos, engenharia de pesca, engenharia de agrimensura e cartográfica, engenharia ambiental, medicina veterinária, zootecnia, gestão do agronegócio, economia rural, biologia, ciências rurais, administração rural, agroecologia, administração, administração pública, economia, ciências contábeis, tecnólogo em agronegócio, tecnólogo em alimentos, tecnólogo em agropecuária, tecnólogo em gestão de empresas rurais, tecnólogo em gestão de micro e pequenas empresas, tecnólogo em agronomia, tecnólogo em agrimensura, tecnólogo em empreendedorismo, tecnólogo em irrigação e drenagem, tecnólogo em recursos hídricos ou tecnólogo em processos gerenciais, em cursos reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC).

Além disso, deve ter experiência, comprovada, como profissional de nível superior de, pelo menos, 6 (seis) meses em atividades realizadas em propriedade rural ou agroindústrias.

Etapas do Processo Seletivo

O processo seletivo passará por três (3) etapas, todas de caráter eliminatório e/ou classificatório: a primeira é a avaliação de conhecimentos, a segunda é a avaliação de habilidades e perfil e a terceira é análise documental.

O candidato pode consultar as informações completas acessando o portal da FAPETEC – www.fapetec.org -> Unidade de Seleção -> Processo Seletivo SEBRAE/CE – ALI 02/2025 -> Ver detalhes -> Edital e Comunicados.

Sobre a FAPETEC: Fundação sem fins lucrativos de apoio a pesquisa, ensino, tecnologia e cultura. A entidade oferece serviços nas áreas de Recursos Humanos (Conhecimento a Serviço do Homem), Jurídico (Serviços Embasados na Legalidade) e Núcleo de Estudos e Pesquisas, sempre com o objetivo de orientar, capacitar e instruir os profissionais de empresas de qualquer área, entidades e órgãos governamentais para atingir suas metas. Mais informações: www.fapetec.org.