HOVET-UNINTA E ICMbio realizam castrações de jumentos em Jericoacoara

Nos dias 9 e 10 de agosto, o Hospital Veterinário de Pequenos e Grandes Animais (HOVET) do Centro Universitário Inta (UNINTA), realizou uma ação junto ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e ao Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Poxvírus (INCT-POX) na Vila de Jericoacoara (CE). Participaram docentes do curso de Medicina Veterinária dos campi de Sobral e Fortaleza, além de alunos e egressos do curso do UNINTA Sobral.

A iniciativa integra o projeto desenvolvido pelo Mestrado em Ciências da Saúde do Semiárido do UNINTA, que visa fortalecer o manejo dos jumentos na região por meio de monitoramento populacional e capacitação das equipes para futuras atividades de castração. O objetivo é identificar a presença de doenças parasitárias e virais com potencial zoonótico, capazes de afetar tanto animais quanto seres humanos.

Segundo o professor Bruno Marques Teixeira, que coordena o projeto de mestrado, o monitoramento realizado nesta primeira etapa permitirá compreender o impacto dos jumentos, considerados animais silvestres simbióticos no Parque Nacional de Jericoacoara, assim como suas interações com a comunidade local. “Este trabalho não apenas contribuirá para a qualidade de vida dos animais, mas também visa proteger a saúde pública e estabelecer bases para o desenvolvimento de um plano de manejo sustentável”, explicou.

Nesta primeira fase, foram castrados três jumentos como parte das medidas de manejo populacional, reduzindo potenciais problemas de superpopulação, contribuindo para o controle sanitário e evitando impactos negativos sobre a fauna local. A ação também envolveu a coleta de amostras biológicas, que serão analisadas para rastrear possíveis doenças zoonóticas e embasar intervenções futuras.

O diretor do HOVET-UNINTA, Dr. Ramuelly Cavalcante, reforçou a relevância da iniciativa, “ mais um trabalho de grande importância para a população, conduzido com maestria por toda a equipe do Hospital Veterinário. Esta ação tem significado profundo para quem frequenta o Parque Nacional de Jericoacoara, é cuidado e bem-estar animal em primeiro plano.”

Até dezembro deste ano, estão programadas mais duas ações do UNINTA e do ICMBio no Parque Nacional de Jericoacoara, com base nos resultados obtidos nesta fase inicial, visando dar continuidade ao plano de manejo sustentável e à vigilância sanitária dos jumentos.

Por: Kaline Silveira