Instituto Opinião: Júnior Mano e Guimarães são favoritos ao Senado, aponta pesquisa
O secretário-chefe da Casa Civil, Chagas Vieira, aparecena sequência, seguido do deputado estadual Pastor Alcides Fernandes (PL), primeiro da oposição no levantamento
Os deputados federais Júnior Mano (PSB) e José Guimarães (PT) são os favoritos às duas vagas para o Senado pelo Ceará. Com 30%, Júnior Mano aparece na primeira posição no cenário estimulado – em que os nomes dos candidatos são apresentados – com apoios. Guimarães, no mesmo cenário, está com 23%.
Caso sejam candidatos, os dois seriam apoiados, no cenário posto, pelo senador Cid Gomes (PSB), pelo presidente Lula (PT), pelo ministro da Educação, Camilo Santana (PT), e pelo governador Elmano de Freitas (PT).
Na terceira posição do levantamento aparece o secretário-chefe da Casa Civil, Chagas Vieira (sem partido), com 18% das intenções de voto. Ele receberia o apoio adicional do presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), Romeu Aldigueri (PSB), além dos que aparecem como lideranças apoiadoras das possíveis candidaturas dos dois primeiros colocados, também governistas.
O primeiro nome da oposição que aparece na pesquisa é o deputado estadual Pastor Alcides Fernandes (PL), pai do deputado federal André Fernandes (PL), com 13%. No cenário, ele receberia os apoios do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), do ex-ministro Ciro Gomes (PDT), do ex-governador Tasso Jereissati (PSDB) e do ex-prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (sem partido).
Dentre os governistas, aparecem também com porcentagem acima de 10% o deputado federal Eunício Oliveira (MDB), com 13% e apoios de Lula, Camilo e Elmano; o ex-senador Chiquinho Feitosa (Republicanos), com 12% e apoios de Lula, Camilo, Elmano e do ex-vice-governador Domingos Filho (PSD); e Romeu Aldigueri (PSB), com 12% e apoios de Cid, Lula, Camilo e Elmano.
Também são pré-candidatos citados pela base governista nomes como o deputado federal Luiz Gastão (PSD), com 9% e apoios de Lula, Elmano, Camilo e Domingos Filho; e o deputado federal Mauro Filho (PDT), com 8% e apoios de Lula, Camilo e Elmano.
Já pelos oposicionistas, depois de Alcides, lidera as intenções de voto a vereadora de Fortaleza, Priscila Costa (PL), com 12% e apoios de Bolsonaro, da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) e do deputado estadual Carmelo Neto (PL).
Ela aparece à frente de nomes como o ex-deputado federal Capitão Wagner (União Brasil), com 11% e apoios de Ciro, Roberto Cláudio e Tasso; Roberto Cláudio, com 10% e apoios de Ciro, Wagner e Tasso; e o deputado federal Danilo Forte (União Brasil), com 9% e apoios de Ciro e Tasso.
Confira o resultado do levantamento:
- Júnior Mano (PSB), com apoio de Cid, Lula, Camilo e Elmano: 30%
- José Guimarães (PT), com apoio de Cid, Lula, Camilo e Elmano: 23%
- Chagas Vieira (sem partido), com apoio de Cid, Lula, Camilo, Elmano e Aldigueri: 18%
- Pastor Alcides (PL), com apoio de Bolsonaro, Ciro, André Fernandes, Tasso e Roberto Cláudio: 13%
- Eunício Oliveira (MDB), com apoio de Lula, Camilo e Elmano: 13%
- Chiquinho Feitosa (Republicanos), com apoio de Lula, Camilo, Elmano e Domingos Filho: 12%
- Romeu Aldigueri (PSB), com apoio de Cid, Lula, Camilo e Elmano: 12%
- Priscila Costa (PL), com apoio de Bolsonaro, Michelle Bolsonaro e Carmelo Neto: 12%
- Capitão Wagner (União Brasil), com apoio de Ciro, Roberto Cláudio e Tasso: 11%
- Roberto Cláudio (sem partido), com apoio de Ciro, Wagner e Tasso: 10%
- Luiz Gastão (PSD), com apoio de Lula, Elmano, Camilo e Domingos Filho: 9%
- Danilo Forte (União Brasil), com apoio de Ciro e Tasso: 9%
- Mauro Filho (PDT), com apoio de Lula, Camilo e Elmano: 8%
- Nenhum/Branco/Nulo: 13%
- Não sabe/Não opinou: 7%
A pesquisa entrevistou 1.530 eleitores de 16 anos ou mais no Ceará. A margem de erro é de 2,5% e a confiabilidade é de 95%. As entrevistas, pessoais, domiciliares e com aplicação de questionário estruturado por meio de dispositivos móveis, foram realizadas entre os dias 24 e 27 de setembro.
CENÁRIO ESPONTÂNEO
Outro cenário testado pela pesquisa foi o espontâneo, em que os possíveis candidatos não são apresentados ao entrevistado. Neste formato, Júnior Mano, com 12%, e José Guimarães, com 9%, seguem na liderança.
Confira o resultado:
- Júnior Mano (PSB): 12%
- José Guimarães (PT): 9%
- Chagas Vieira (sem partido): 8%
- Roberto Cláudio (sem partido): 7%
- Eunício Oliveira (MDB): 7%
- Capitão Wagner (União Brasil): 7%
- Chiquinho Feitosa (Republicanos): 7%
- Romeu Aldigueri (PSB): 7%
- Pastor Alcides (PL): 6%
- Priscila Costa (PL): 6%
- Mauro Filho (PDT): 5%
- Luiz Gastão (PSD): 5%
- Danilo Forte (União Brasil): 5%
- Nenhum/Branco/Nulo: 5%
- Não sabe/Não opinou: 4%
Na sequência dos dois parlamentares, continua na terceira posição Chagas Vieira (8%), assim como na estimulada. A diferença para o primeiro cenário começa na quarta posição, já que Roberto Cláudio, Eunício, Capitão Wagner, Chiquinho Feitosa e Aldigueri aparecem com 7%.
Pastor Alcides e Priscila Costa, líderes da oposição no cenário estimulado, estão com 6% na espontânea. Com 5%, aparecem os deputados federais Mauro Filho, Luiz Gastão e Danilo Forte.
Informações: Opinião CE