Exames iniciais da Pefoce descartam presença de metanol nos dois primeiros casos suspeitos no Ceará

A Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) divulgou, nesta segunda-feira (6), os resultados preliminares das análises realizadas em amostras coletadas dos dois primeiros casos notificados de possível intoxicação por bebidas alcoólicas adulteradas no estado. De acordo com o órgão, os exames laboratoriais deram resultado negativo para metanol, substância altamente tóxica que pode causar cegueira e até morte quando ingerida.

Os testes foram conduzidos pelo Núcleo de Toxicologia Forense (Nutof) da Pefoce, que segue realizando novas análises complementares para verificar a presença de outras substâncias químicas que possam estar relacionadas aos sintomas apresentados pelas vítimas. A instituição reforçou que os resultados são iniciais e que o trabalho de investigação continua em andamento.

O Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), orienta que a população evite consumir bebidas de procedência duvidosa e denuncie casos suspeitos de adulteração. A suspeita de contaminação por metanol em bebidas alcoólicas gerou alerta nas últimas semanas, levando as autoridades a intensificarem as fiscalizações em pontos de venda em diversas cidades do estado.

Fonte: Diário do Nordeste