Servidores públicos do Ceará marcham contra a Reforma Administrativa nesta quinta-feira (9)
Ato reúne sindicatos e caminha da Praça da Imprensa à Alece em protesto contra o fim da estabilidade e a precarização de serviços essenciais
Servidores públicos do Ceará vão às ruas nesta quinta-feira (9) para protestar contra a Reforma Administrativa. O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Ceará (Sindjorce) convocou toda a categoria para se juntar à mobilização. O ato começa com concentração às 8h, na Praça da Imprensa, em Fortaleza, e seguirá em caminhada até a Assembleia Legislativa do Ceará (Alece). A manifestação integra uma agenda nacional em defesa do serviço público e dos direitos da sociedade.
A coordenação da manifestação está a cargo do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação do Ceará (Sindiute), com o envolvimento de diferentes entidades sindicais que representam as esferas federal, estadual e municipal. Nos dias 7 e 8 de outubro, o planejamento incluiu a realização de vigílias na Secretaria Municipal da Educação (SME). O calendário de mobilização culmina no dia 9 com a realização da Marcha do Ceará, cujo tema central é: “O Serviço Público é do Povo – Todos contra a Reforma Administrativa”.
Segundo a organização do movimento, a proposta em tramitação no Congresso não cumpre a função de modernizar a administração pública. O argumento é que o texto pode acarretar na supressão de direitos dos servidores e coloca em risco a continuidade de serviços essenciais prestados à população em áreas como saúde, educação e assistência social.
A crítica dos servidores foca nas medidas do relatório final do grupo de trabalho da Câmara. Entre os pontos de maior polêmica, estão o fim da estabilidade para a maioria das carreiras, a criação de vínculos de trabalho temporários, e a eliminação de benefícios como gratificações e licenças-prêmio. Outro aspecto questionado é a adoção de uma lógica de bônus e metas baseada em regras do setor empresarial.
O Sindjorce reforça o alerta de que a aprovação da Reforma Administrativa abriria caminho para a privatização, a terceirização e a precarização dos serviços públicos. “Se aprovada, a reforma substituirá o interesse coletivo pelo lucro privado e entregará direitos à lógica do mercado, transformando cidadãos em consumidores”, critica a entidade.
O sindicato enfatiza ainda que a proposta fere princípios fundamentais da Constituição de 1988, como a dignidade humana, a igualdade e a justiça social. “Atacar o serviço público é atacar o pacto civilizatório que sustenta a República. Não há neutralidade diante dessa ameaça”, conclui o Sindjorce.
Convocação aos jornalistas
Em nota, o Sindjorce estendeu o chamado a todos os jornalistas do Ceará – tanto do setor público quanto do privado – para se engajarem na manifestação. O convite é direcionado a repórteres, repórteres fotográficos, editores, produtores e todos os demais profissionais de redações de rádio, TV, impresso e digital.
A entidade justifica a participação citando o Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros, alegando que o dever ético da profissão é dar visibilidade às lutas da classe trabalhadora. “O jornalismo deve ser guiado pelo interesse público. Cabe à categoria romper bloqueios editoriais, enfrentar pressões e mostrar a realidade ao país, sem distorcê-la”, ressalta o sindicato.
A adesão ao ato em Fortaleza também conta com a participação de outras categorias sindicais, que se juntarão à marcha contra a Reforma Administrativa.
Serviço
Marcha Contra a Reforma Administrativa
Quando: Quinta-feira, 09/10
Concentração: 8h, na Praça da Imprensa
Fonte: Gcmais