Feira do Empreendedor apresenta sala modelo para inspirar gestores e empresários
Durante a Feira do Empreendedor 2025, de 8 a 10 de outubro, no Centro de Eventos do Ceará, o público poderá conhecer uma Sala do Empreendedor modelo, montada pelo Sebrae/CE como vitrine para prefeitos, gestores públicos e empresários. A iniciativa mostra na prática como a política pública fortalece os pequenos negócios e estimula o empreendedorismo nos municípios cearenses.
Criadas para facilitar a vida de quem deseja abrir, formalizar ou expandir um negócio, as Salas do Empreendedor se consolidaram como um dos principais instrumentos de apoio ao empreendedorismo no Brasil. No Ceará, o estado se destacou nacionalmente por ter o maior número de Salas certificadas com o Selo Diamante de Referência em Atendimento, concedido pelo Sebrae Nacional às unidades que oferecem serviços de excelência. Atualmente, 31 salas cearenses possuem a certificação Diamante, reforçando a relevância desse trabalho para a economia local.
Para Gerd Muller, analista da Unidade de Gestão do Cliente do Sebrae, “O Ceará tem mostrado que, quando há parceria entre o Sebrae, os municípios e os empreendedores, os resultados aparecem. As Salas do Empreendedor são uma política pública que transforma territórios e gera novas oportunidades para quem acredita no próprio potencial.”
O Ceará conta com aproximadamente 170 Salas do Empreendedor espalhadas em 162 municípios. O Sebrae atua para ampliar o alcance dessa política pública, especialmente no interior do estado, onde a economia é sustentada, em grande parte, por microempreendedores individuais e pequenos negócios familiares. Nessas localidades, a presença da Sala reduz a burocracia, fortalece a economia local e cria um ambiente mais favorável para que os negócios cresçam e se tornem sustentáveis.
O Sebrae apoia a gestão municipal e fortalece o ambiente econômico local, especialmente os pequenos negócios. Além de orientar empreendedores, oferece suporte técnico e guias para gestores públicos, promovendo desburocratização, formalização, educação empreendedora e melhoria do ambiente de negócios. Alinhadas às Salas do Empreendedor, essas ações criam um ecossistema que gera resultados positivos para municípios de todos os portes.