PDT dialoga para integrar base de prefeito Oscar Rodrigues em Sobral

O PDT, partido do ex-ministro Ciro Gomes e antiga legenda do senador Cid Gomes, hoje no PSB, busca integrar a base da gestão do prefeito Oscar Rodrigues (União Brasil) em Sobral. Os Ferreira Gomes e os Rodrigues são adversários políticos no município da região norte do Estado, apesar de Oscar já ter sinalizado uma possível aproximação de Ciro.

Na última sexta-feira (10), o presidente estadual do PDT, o deputado federal André Figueiredo, se reuniu com Moses Rodrigues (União Brasil), seu colega de parlamento e filho de Oscar. Ao Opinião CE, Figueiredo afirmou, sobre a gestão municipal, que a ideia é que a legenda esteja na base.

“Ainda não [fazemos parte da base], mas é um processo que estamos discutindo”, disse o dirigente pedetista.

Nas eleições de 2024, o PDT não lançou nenhuma candidatura e não esteve em nenhuma coligação. O PSB de Cid Gomes pleiteou a Prefeitura com a ex-governadora Izolda Cela, que acabou derrotada pelos Rodrigues, em um processo eleitoral marcado por ataques pessoais de ambos os lados e grande rivalidade.

A tentativa do Governo estadual de tornar Moses um integrante da base governista não tem sido vista “com bons olhos”, por exemplo, pela deputada estadual Lia Gomes (PSB), irmã de Cid.

 

Questionado sobre o posicionamento da parlamentar, Figueiredo ressaltou que essa é uma questão entre os dois grupos políticos e que não faz parte de nenhum deles. “O que eu quero é a governabilidade do Ceará junto a Elmano [de Freitas] e a governabilidade do presidente Lula, como aqui em Fortaleza temos, ao lado do Evandro [Leitão]”, acrescentou.

REUNIÃO COM MOSES

Conforme o presidente do PDT, na conversa com o parlamentar do União Brasil, também foram discutidas as conjunturas estadual e nacional.

Em âmbito estadual, Moses já tem realizado reuniões com nomes fortes do Governo, como o secretário-chefe da Casa Civil. O deputado, aliás, já chegou a ser cotado para integrar uma das duas vagas governistas para o Senado.

Já em relação ao Congresso Nacional, Figueiredo disse ter conversado com Moses com o intuito de garantir governabilidade para o presidente Lula (PT) a partir do Congresso Nacional. Recentemente, os parlamentares derrubaram uma Medida Provisória (MP) do Governo que objetivava a arrecadação de recursos para o Executivo.

Informações: Opinião CE