Intoxicação por metanol: PF deflagra operação contra 24 empresas em 5 estados
Objetivo é rastrear origem da substância usada em bebidas adulteradas
Uma operação de fiscalização deflagrada pela Polícia Federal (PF), nesta quinta-feira (16), tem como alvo empresas do setor sucroalcooleiro no País. O objetivo da ação é coletar amostras dos produtos fabricados nas unidades e atestar a regularidade de suas composições químicas.
São alvos da fiscalização 24 empresas distribuídas em 21 cidades de cinco estados: São Paulo, Paraná, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Santa Catarina. Os nomes das empresas não foram divulgados.
Batizada de Operação Alquimia, a ação é realizada em conjunto com a Receita Federal, o Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento e a Agência Nacional do Petróleo e acontece no âmbito das investigações da PF sobre o desvio e contaminação de bebidas alcoólicas por metanol, que já vitimou 41 pessoas e causou a morte de oito, em todo o País, segundo a mais recente atualização do Ministério da Saúde.
Ainda conforme a PF, entre as empresas fiscalizadas estão importadores, terminais marítimos, empresas químicas, destilarias e usinas. “As empresas selecionadas para as coletas de elementos e amostras foram escolhidas com base no potencial de envolvimento na cadeia do metanol, desde a importação da substância até sua possível destinação irregular”, disse a corporação.
O número de casos confirmados de intoxicação por metanol após consumo de bebida alcoólica no País chegou a 41, segundo balanço divulgado pelo Ministério da Saúde, na quarta-feira (15). Outros 107 casos permanecem em investigação.

