Do sertão ao mar: exposição itinerante valoriza o Reisado e resgata memórias das comunidades
A cultura do Sertão cearense vive um momento de revitalização e reposicionamento. Novos artistas e produtores culturais têm se unido para fortalecer a comunicação e o olhar sobre as expressões tradicionais do Ceará, valorizando a realidade e reafirmando o papel da arte como instrumento de memória e identidade.
É nesse contexto que chega de forma gratuita para região Norte e Noroeste do Ceará, a partir do dia 23 de outubro, a exposição “Reisado do Sertão ao Mar”, idealizada pelo artista visual Negrosoousa e percorrendo por sete cidades.
O projeto de Negrosoousa propõe uma imersão no universo dos grupos de Reisado e de Boi, revelando em fotografias a força estética, simbólica e espiritual dessa manifestação que atravessa gerações.
A mostra representa um olhar sobre o Sertão e o Litoral, destaca a potência dos artistas e mestres da cultura popular que mantêm viva esta tradição. Para Negrosoousa, cuja trajetória é marcada por trabalhos nômades e itinerantes, a proposta é dar voz e imagem aos verdadeiros protagonistas, ampliando o reconhecimento e o alcance da cultura popular cearense.
Mais do que um registro artístico, o projeto posiciona a fotografia como instrumento de memória e cidadania cultural, reforçando a importância de documentar, valorizar e eternizar o patrimônio imaterial do povo nordestino.
A exposição faz parte de um circuito itinerante que percorre sete cidades da região Norte e Noroeste do Ceará, construindo um diálogo entre tradição, arte e contemporaneidade.
Camocim – Dia 23 de outubro, a partir das 17h, em frente a Secult. Entrada gratuita.
Granja – Dia 24 de outubro, a partir das 17h, na Praça Beira Rio. Entrada gratuita.
Uruoca – Dia 25 de outubro, a partir das 17hna Estação Ferroviária. Entrada gratuita.
Sobral – Dia 26 de outubro, a partir das 17hem frente ao Museu Madi. Entrada gratuita.
Massapê – Dia 30 de outubro, a partir das 17h na Pátio da Matriz. Entrada gratuita.
Senador Sá– Dia 31 de outubro, a partir das 17h na Praça da Matriz. Entrada gratuita.
Martinópole – Dia 01 de novembro, a partir das 17h na Praça de Eventos. Entrada gratuita.
O projeto “Reisado do Sertão ao Mar” é uma realização contemplada pelo 14º Edital das Artes, na categoria Fotografia. Entender a cultura local é um meio de aproximar a sociedade com a história, uma chance de aprofundar o entendimento sobre o que caracteriza o Sertão.
SERVIÇO
Exposição itinerante “Reisado do Sertão ao Mar”
Idealização: Negrosoousa
Realização: 14º Edital das Artes – Categoria Fotografia
Idealização: Negrosoousa
Realização: 14º Edital das Artes – Categoria Fotografia