Incêndio atinge hospital em Fortaleza, e bebês são retirados em encubadoras
O Hospital César Cals, no Centro de Fortaleza, foi atingido por um incêndio de grandes proporções na manhã desta quinta-feira (13). Vídeos obtidos pelo g1 mostram a fumaça na unidade hospitalar e diversos funcionários retirando pacientes às pressas. Não há relatos de pessoas feridas.
Pelo menos três bebês foram retirados do hospital em leitos e em encubadoras (assista no vídeo abaixo). Conforme apuração da TV Verdes Mares no local, os bebês foram colocados provisoriamente em lojas de um shopping popular nas proximidades do hospital, até a chegada de ambulâncias.
O Corpo de Bombeiros está no local e informaram à imprensa, às 11h38, que as chamas foram controladas. Ainda não há informações sobre as causas do incêndio.
A via em frente à unidade, a Avenida Imperador, está bloqueada devido ao fluxo intenso de pessoas.
Pessoas que estavam próximas da unidades e colaboradores também tentam retirar equipamentos do interior do hospital.
Unidade mais antiga da rede estadual do Ceará
O Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC) é uma unidade terciária de alta complexidade da rede pública do Ceará, referência em Ginecologia e Obstetrícia, Clínica Médica, Clínica Cirúrgica e Neonatologia. É o hospital mais antigo da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa).
Entre seus serviços especializados estão o Banco de Leite Humano, o Serviço de Vigilância Epidemiológica, o Serviço de Medicina do Trabalho e o Centro de Estudos e Pesquisa.
O hospital também oferece iniciativas voltadas para mães e bebês, motivo de a unidade ter crianças no momento do incêndio. Entre esses serviços estão o Programa de Atendimento Domiciliar, o Método Canguru e a Casa da Gestante.
Fonte: G1 CE

