Ciência e Arte no Palco: Larittrix, do Museu do Eclipse, emociona público ao interpretar a cientista esquecida Mileva Marić

Durante o evento "Parque da Luz no Shopping", do projeto "Sobral nas Estrelas", Larissa "Larittrix" levou ao palco a história da primeira esposa de Einstein, debatendo o papel da mulher na ciência de forma lúdica para crianças e adultos.

No último dia 30 de novembro, a Praça de Alimentação do Sobral Shopping se transformou em um palco de divulgação científica e resgate histórico. Larissa, conhecida nas redes como @larittrix e Coordenadora de Projetos e Mediadora do Museu do Eclipse de Sobral, protagonizou uma peça teatral emocionante dentro da programação do evento “Parque da Luz”, promovido pela Secretaria da Educação (SME) de Sobral.

Caracterizada com rigor histórico, Larissa interpretou Mileva Marić, a física e matemática sérvia que foi a primeira esposa de Albert Einstein. A apresentação teve como foco central a “reparação histórica”, abordando a teoria de que Mileva foi coautora da Teoria da Relatividade, embora nunca tenha recebido os devidos créditos em vida.
Ao lado de seu parceiro de palco (e de vida), Cleano Junior, e utilizando recursos lúdicos como bonecos e interação direta com a plateia, Larittrix, junto a equipe, conseguiu traduzir um tema complexo para uma linguagem acessível. O objetivo principal foi claro: incentivar meninas e mulheres a ocuparem seus espaços na ciência.

“Se você dissesse para a Larissa criança, que amava criar novelinhas e liderar apresentações na escola, que ela estaria no palco de um shopping lotado atuando em nome de Mileva Marić, ela provavelmente não acreditaria”, comentou Larissa sobre a realização pessoal e profissional de unir arte e educação científica.

O evento, que contou com a parceria do Sobral Shopping e do projeto Sobral nas Estrelas, reuniu dezenas de famílias. As crianças puderam interagir com a história, e participando ativamente da narrativa, provando que o aprendizado pode – e deve – ocupar todos os espaços, inclusive os de lazer.

A realização contou com o apoio essencial da Brinquedoteca do Didi, Taffa Brincadeiras, Laena Sales (música) e a confiança da equipe da SME e do Parque da Luz (Prof. Cynira Sampaio, Erika Vieira e Katia Parente).

Larissa atua na intersecção entre comunicação, arte e ciência. Como coordenadora no Museu do Eclipse, ela trabalha diariamente para colocar Sobral e o Ceará no panorama mundial da divulgação científica, utilizando a criatividade como ferramenta de ensino.