10º Congresso Estadual da FETRAECE reúne 700 agricultores e agricultoras familiares para debater clima, sustentabilidade sindical, conjuntura política e eleger nova diretoria

A Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Ceará (FETRAECE) realiza, de 10 a 12 de dezembro de 2025, o 10º Congresso Estadual dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (10º CETTR). O evento que conta com patrocínio do Governo Federal e da Fundação Banco do Brasil (Fundação BB),acontecerá no Sesc Iparana Ecoresort, em Caucaia, e deve reunir cerca de 700 delegados e delegadas de sindicatos rurais de todas as regiões do estado.

Considerado o maior e mais importante momento político-organizativo da Federação, o congresso vai promover debates estratégicos sobre os desafios atuais do campo, o fortalecimento do Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR) e a definição das prioridades da luta sindical no Ceará para os próximos anos.

Um dos momentos mais aguardados será a eleição da nova diretoria da FETRAECE, que definirá os nomes que irão compor a Presidência, Diretoria Executiva, Conselho Fiscal e suplências da gestão 2026–2029.

“O 10º CETTR será um momento estratégico para avaliar os desafios atuais e reafirmar o compromisso do movimento sindical com a defesa dos direitos, da democracia e da agricultura familiar no estado”, destaca o presidente da FETRAECE, Raimundo Martins.

Três dias de debates, decisões e construção política

A programação inclui plenárias, reuniões internas, análise de conjuntura e três Comissões Temáticas que abordarão questões centrais para a agricultura familiar e o movimento sindical rural:

Comissão Temática I – Impactos das Mudanças Climáticas na Agricultura Familiar
Comissão Temática II – Sustentabilidade Política e Financeira do MSTTR
Comissão Temática III – Análise de Conjuntura Política e Econômica

Além das comissões, o CETTR contará com:

Mesa de abertura com lideranças estaduais e nacionais
Apresentação e defesa de chapa
Debate e votação de emendas ao texto-base e moções
Eleição da Diretoria, Conselho Fiscal e suplentes (Gestão 2026–2029)
Noite cultural com forró

Serviço

Evento: 10º Congresso Estadual dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais – 10º CETTR
Data: 10 a 12 de dezembro de 2025
Local: Sesc Iparana Ecoresort – Av. José de Alencar, 150, Iparana, Caucaia – CE
Público: Cerca de 700 delegados e delegadas
Imprensa: Janes P. Souza/Raiane Sousa – (85) 99104-1727 | Marcos Felipe – (85) 99101-6230
Assessoria de Comunicação da FETRAECE
Janes P. Souza – JP/MTE 2546