O que é a gripe K que fez a OMS emitir alerta global

A Organização Mundial de Saúde (OMS) fez um alerta global nesta semana devido ao avanço da gripe na Europa e na Ásia. Os casos são provocados por uma nova variedade do vírus Influenza, conhecido como K.

No relatório, a OMS afirma que a atividade global segue dentro dos limites sazonais esperados, mas foram observados aumentos precoces e atividade atípica para esta época do ano em algumas regiões do mundo.

De maneira prática, a organização chama atenção para a possibilidade de os surtos de gripe sazonais começarem mais cedo em 2026.

No sudeste asiático, por exemplo, 43% dos pacientes gripados estão com essa variação da doença. Os sintomas e possíveis agravantes, porém, são parecidos com os dos outros subtipos do vírus.

“As vacinas continuam sendo essenciais, especialmente para pessoas com alto risco de complicações da influenza e seus cuidadores. Mesmo que existam algumas diferenças genéticas entre os vírus circulantes e as cepas incluídas nas vacinas, a vacina sazonal contra a influenza ainda pode oferecer proteção”, diz a OMS.

O alerta, de acordo com a entidade, se deve, basicamente, ao fato de que epidemias e surtos de gripe sazonal podem exercer uma pressão significativa sobre os sistemas de saúde.

O que é a gripe K
A circulação da gripe K antecipou o início da temporada de aumento das infecções respiratórias na Europa, que tradicionalmente ocorre nas primeiras semanas do ano — logo após as festas de fim de ano.

O subtipo não representa o surgimento de um vírus totalmente novo, mas de uma evolução genética que pode facilitar sua transmissão.

Até agora, ele não foi detectado de maneira substancial na América do Sul, mas a OMS não descarta a possibilidade de que as cepas em circulação no hemisfério norte cheguem a outras regiões em breve.

Fonte: Diário do Nordeste