Facção volta a atacar operadora de internet que recusa pagar ‘taxa’ a criminosos no Ceará
Câmeras de segurança registraram o momento em que uma pessoa encapuzada vandalizou cabos do estabelecimento de uma operadora de internet na cidade de Graça, na noite de quarta-feira (17). O ataque integra uma série de ações criminosas contra provedores no Ceará que revelam uma frente de atuação das facções no estado para dominar e extorquir o setor.
De acordo com investigações, os ataques são executados por membros do Comando Vermelho, que exigem pagamento das operadoras para permitir a oferta do serviço e promovem retaliações contra as que se recusam a pagar as “taxas”.
A Polícia Civil e a Polícia Militar prenderam, na quinta-feira (18), um adolescente de 16 anos no município de Graça. Ele é suspeito de ato infracional análogo ao crime de extorsão contra um provedor de internet. Na ação, foram apreendidos 29 roteadores, carregadores e conectores de fibra óptica.
As investigações começaram após denúncias de ameaças a um provedor da região, que envolviam exigência de pagamentos a um grupo criminoso. Com as informações, uma equipe policial localizou e capturou o suspeito na localidade de Extrema de Santa Luzia, no bairro Pitombeira, zona rural de Graça.
No local, foram recuperados 14 roteadores, dez carregadores para roteadores e cinco conectores de fibra óptica.
O adolescente foi apresentado na delegacia em Sobral, autuado por ato infracional análogo a integrar organização criminosa e extorsão, e segue à disposição da Justiça. O caso foi transferido para a Delegacia de Pacujá.
Fonte: G1 CE

