Careca do INSS prepara delação e pode revelar nomes do esquema bilionário

O empresário Antônio Carlos Camilo Antunes, conhecido como “Careca do INSS”, prepara uma proposta de delação premiada no âmbito das investigações que apuram um suposto esquema de desvio de recursos de aposentados e pensionistas. Ele está preso desde o dia 12 de setembro do ano passado. A informação foi apurada pela coluna, que aponta uma mudança de estratégia na defesa do investigado.

  • De acordo com as apurações, a decisão de negociar um acordo de colaboração teria ganhado força após familiares de Antunes passarem a ser alvo das investigações. Entre eles está o filho, Romeu Carvalho Antunes, preso em dezembro do ano passado sob a acusação de atuar como braço direito do pai no esquema investigado. A defesa dos envolvidos ainda não detalhou os termos da possível colaboração.

O acordo de delação premiada, caso seja formalizado, precisará ser apresentado ao Ministério Público e homologado pela Justiça. A colaboração pode resultar na redução de pena, desde que sejam fornecidas informações consideradas relevantes e comprovadas pelas autoridades. As investigações seguem em andamento.