Dermatologista indica 5 atitudes que podem reduzir a oleosidade da pele

Você é daquelas pessoas que terminam o dia com o rosto tão oleoso que parece ser possível fritar um ovo nele?
Brincadeiras à parte, a oleosidade na pele está presente na vida da maioria das brasileiras, e isso tem muito a ver com o clima, principalmente quente e úmido. Fatores internos também podem ser definitivos no seu tipo de pele, como a genética e questões hormonais.
Se algo te incomoda na sua pele, é sempre importante buscar a ajuda de um dermatologista. A doutora Araci Pontes deu algumas dicas de hábitos saudáveis diários para driblar a oleosidade:
1. Produtos oleosos podem deixar sua pele mais oleosa, fuja deles! Na hora de comprar seu protetor solar, hidratante ou maquiagem, leia sempre o rótulo e busque aqueles produtos que sejam oil free, mates ou com o toque seco.
2. Limpar a pele é muito importante. Lave o rosto todos os dias para remover sujeiras e resíduos de maquiagem, eles deixam a pele oleosa e podem até causar espinhas. Nunca durma de maquiagem! Escolha um sabonete específico para a pele oleosa, não vá usar algo que não se encaixa nas suas necessidades e que pode até piorar a situação.
3. Sem excessos. É importante limpar a pele, mas cuidado para não exagerar. Ficamos tão preocupados em deixar a pele limpa que acabamos limpando em excesso. Duas vezes ao dia é suficiente. Não use produtos muito agressivos, como alguns esfoliantes e tônicos com álcool. Seja sempre gentil com a sua pele, ela pode ficar sensibilizada.
4. Alimentação equilibrada é importante para manter seu corpo e sua pele mais saudáveis. Evite frituras, coma frutas e beba bastante água.
5. Consulte um dermatologista, ele pode avaliar qual a real necessidade da sua pele e indicar os cuidados específicos para você.