Governo zera PIS e Cofins do diesel para reduzir impacto da alta do petróleo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta quinta-feira (12), por meio de suas redes sociais, que o governo federal adotou medidas para reduzir os impactos da alta do petróleo no preço dos combustíveis no Brasil. Segundo o presidente, a principal decisão foi zerar as alíquotas de PIS e Cofins sobre o diesel, com o objetivo de diminuir o impacto da alta internacional do petróleo no bolso da população.

De acordo com o governo, a medida busca conter os efeitos da escalada do preço do petróleo provocada por conflitos internacionais. Em publicação nas redes sociais, Lula afirmou que o objetivo é proteger a população e o setor produtivo diante da volatilidade do mercado global de energia.

Além da redução dos impostos, o presidente informou que o governo também anunciou subvenção para produtores e importadores de diesel, além de um imposto temporário sobre a exportação de petróleo e reforço na fiscalização dos preços dos combustíveis.

Segundo Lula, as ações buscam evitar impactos maiores na economia brasileira, principalmente nos custos de transporte e logística. “Nosso objetivo é proteger caminhoneiros, produtores e toda a população, ajudando a reduzir a pressão sobre fretes, alimentos e produtos essenciais”, afirmou.

O diesel é considerado um combustível estratégico para a economia brasileira, já que influencia diretamente o transporte de cargas e pode impactar o preço de diversos produtos. De acordo com o governo, as medidas visam proteger a economia e reduzir os efeitos da alta internacional do petróleo no dia a dia da população.