O prefeito do município de Granja, no interior do Estado, Romeu Aldigueri (PR)teve candidatura à reeleição impugnada pela procuradoria Regional Eleitoral do Ceará (PR-CE). O motivo: tendo assumido o cargo executivo por 19 dias em 2009, por decisão judicial da época, ele estaria disputando o terceiro mandato consecutivo.
“Sua eleição para o quadriênio 2013-2016 caracterizou reeleição, de sorte que resta inviável sua candidatura no presente pleito eleitoral de 2016”, afirma o documento. Sobre o tempo curto de mandato, a sentença responde que exerceu a chefia do Executivo, “razão pela qual somente poderia ser reeleito para um único mandato subsequente”.
Na última segunda-feira, 15, em resposta à acusação de opositores que o acusaram de inelegível, o prefeito respondeu, por meio de nota, que “a assunção temporária do cargo ocorreu em 2009, ou seja, fora do período restritivo de seis meses anteriores à eleição (que veio ocorrer apenas em 2012), de modo que não caracteriza exercício de mandato para fins de eleição”.
Jornalista, editor chefe e blogueiro raiz