Outubro é o mês da campanha de conscientização sobre o câncer de mama, o Outubro Rosa. Diversas ações sociais, campanhas e eventos são realizados para levar mais informações às mulheres. Porém, esta semana algumas mensagens foram divulgadas nas redes sociais sem veracidade.
Algumas delas diziam que a Maternidade Escola Assis Chateaubriand (Meac) e o Serviço Social do Comércio (Sesc-CE) estariam realizando mamografias gratuitas, e que bastava a mulher chegar ao local para realizá-las.
A Meac, do Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Ceará/Ebserh, ressalta que, como instituição de referência na rede pública de saúde, o acesso às consultas em seus ambulatórios é feito por meio de encaminhamento da paciente pelas unidades básicas de saúde.
“Portanto, as mulheres que precisarem de consulta ou exames de imagem devem procurar o posto mais próximo de sua residência para solicitar lá mesmo, após avaliação do médico, o agendamento de sua consulta especializada na Meac”, informa o órgão, em nota.
Uma das mensagens tinha o seguinte texto: “Mamografia de graça no Sesc, é o programa ‘Outubro Rosa’ divulguem”, informando data, horário e um número de telefone. Logo depois o Sesc Ceará comunicou, através do Facebook, que a mensagem era falsa.
“O Sesc, instituição integrante do Sistema Fecomércio-CE, informa que não está oferecendo exames gratuitos de mamografia. A Unidade Saúde Mulher do Sesc está, no momento, realizando uma série de ações educativas”, diz o texto.
Com informações de Rosana Romão
Jornalista, editor chefe e blogueiro raiz