Centro de Parto Normal está em fase de conclusão na Santa Casa de Sobral

Dar à luz de forma natural e com uma assistência humanizada é uma prática já existente na Santa Casa de Misericórdia de Sobral. Hoje em média são realizados 140 partos normais por mês e 170 cesáreas, de acordo com dados da Maternidade Santana. Já no próximo ano, o hospital irá inaugurar o Centro de Parto Normal (CPN). A obra foi uma das novidades da Santa Casa para o ano de 2017 apresentadas pelo diretor administrativo do hospital, Zózimo Medeiros, durante o programa Santa Casa no Ar.
O CPN tem estrutura para o atendimento conforme o modelo de assistência humanizada ao parto, de acordo com as normas preconizadas pelo Ministério da Saúde. Funcionará com equipamentos para partos de diversas posições, como banheira, além de camas especiais. “No CPN, a mãe terá uma assistência de pré-parto, parto e pós-parto”, ressaltou a Coordenadora da Maternidade Santana, Mikaely Laurindo Arruda.
De acordo com Mikaely, o espaço contará ainda com quartos individuais para cada parturiente, assistência humanizada e qualificada e ambiência. “Entendemos que o espaço físico irá proporcionar atenção acolhedora, humana e resolutiva com a melhoria das condições de trabalho e atendimento”, destacou.
Novidades da Santa Casa
Em cerca de um mês, a Santa Casa irá inaugurar a nova pediatria, de acordo com Zózimo Medeiros. Além disso, já ultrapassamos em 50% as obra de construção de um bunker que abrigará um Acelerador Linear, usado para o tratamento com radioterapia em diversos tipos de câncer.
No mês passado, depois de passar por um processo de revitalização e ampliação, a Santa Casa inaugurou a Central de Material e Esterilização (CME) e o Bloco Administrativo Pe. Raimundo Ribeiro de Melo. O bloco administrativo abriga nove setores em oito salas com um total de 27 colaboradores. A área total chega a 180 m². Já a CME conta com área total de 50 m².
Com informações Assessoria de Imprensa SCMS