Santa Casa de Sobral fará teste da linguinha em bebês recém-nascidos

Exibindo linguinha.jpgHospital Amigo da Criança, a Santa Casa de Misericórdia de Sobral trará mais um benefício para os bebês nascidos na Maternidade Sant’Ana: o teste da linguinha. O procedimento serve para detectar se o frênulo, a membrana que conecta a língua ao assoalho da boca, tem algum problema. Ou seja, verificará se a criança tem a língua presa ou não. Entre os benefícios, está a melhoria na amamentação e evitar problemas futuros de fala. O teste será feito dentro das primeiras 24h de vida dos bebês junto a outros exames pelos quais os recém-nascidos já passam na Santa Casa como os testes da orelhinha, olhinho, coraçãozinho, pezinho.
“O objetivo principal é saber se o frênulo lingual está curto, pregado. Isso vai influenciar na amamentação do bebê, porque pode gerar dificuldades de sucção e deglutição. A Santa Casa é um Hospital Amigo da Criança”, explicou o fonoaudiólogo Brisamar de Azevedo, que coordena a equipe de três profissionais responsáveis pelo teste. A expectativa é de que sejam realizados cerca de 300 procedimentos por mês. A iniciativa deve começar ainda este ano.
O teste é um exame simples e indolor no qual são analisados o movimento da língua e a posição do frênulo. São avaliadas ainda a postura dos lábios do bebê, o posicionamento da língua. O fonoaudiólogo explicou que, se for constatado o frênulo lingual curto, a “língua presa”, o bebê passará por um reteste e poderá ser necessário realizar um procedimento para deslocar o frênulo lingual. É feito um encaminhamento junto com ao pediatra (neonatologista) da Maternidade e um cirurgião. O problema será identificado ainda na Maternidade Sant’Ana e, caso seja necessário, o bebê será encaminhado para o procedimento corretivo.
Treinamento
Entre os dias 25 e 31 de outubro o responsável pela equipe de fonoaudiologia que realizará os testes, Brisamar de Azevedo, passou por um treinamento no hospital Cesar Cals no qual foi possível o conhecimento de novas técnicas de exames. “Foi uma semana inteira dentro do hospital com treinamento e capacitação intensiva”, ressaltou.
Os bebês com a língua presa têm um número menor de sucção e um tempo maior de amamentação, problemas que resultam no desmame antes do tempo certo. A Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC) foi idealizada em 1990 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) para promover, proteger e apoiar o aleitamento materno.