Sesc recebe, de 1º a 7 de dezembro, a 4ª etapa do projeto Sonora Brasil

O Sesc recebe, de 1º a 7 de dezembro, a 4ª etapa do projeto, que este ano traz como tema “Sonoros Ofícios – Cantos de Trabalho” e apresenta o grupo o grupo Cantadeiras do Sisal e Aboiadores de Valente.
A etapa apresenta o grupo Cantadeiras do Sisal e Aboiadores de Valente, do estado da Bahia. As Cantadeiras do Sisal são mulheres que trabalharam na produção de fibras, do plantio até a fabricação dos seus produtos derivados. E a dupla de aboiadores Ailton Aboiador e Ailton Jr, são pai e filho que trabalham na lida com o gado desde crianças.

O repertório, baseado nas canções entoadas durante os seus trabalhos, é composto por cantigas conhecidas durante a infância e algumas mais recentes, que tratam de questões cotidianas, fazendo alusão à produção sisaleira e o trabalho com o gado.

Sobre o Sonora Brasil

Idealizado pelo Departamento Nacional do Sesc, o projeto “Sonora Brasil – Formação de Ouvintes Musicais”, desenvolve programações identificadas com o desenvolvimento histórico da música no Brasil, e consolida-se como o maior projeto de circulação musical do País, difundindo o trabalho de artistas que se dedicam à construção de uma obra de fundamentação artística não-comercial.
O principal objetivo do projeto é despertar no público um olhar crítico sobre a produção e os mecanismos de difusão da música. Dessa maneira, o Sonora Brasil incentiva novas práticas e hábitos de apreciação musical, promovendo apresentações de caráter essencialmente acústico, valorizando a pureza do som e a qualidade das obras e de seus intérpretes.

Na região norte do Ceará, a apresentação acontece na quarta-feira, dia 02 de dezembro, no Centro de Eventos da cidade de Meruoca, às 19h30. Evento Gratuito!