Com estoques altos na indústria e no varejo, as lojas físicas e o comércio online anteciparam a Black Friday, a megaliquidação marcada para a próxima sexta-feira (25). Neste ano, diferentemente do que ocorreu em 2015, um grande volume de promoções com a chancela do evento teve início no mês passado.
A tentativa é fisgar o comprador antes da concorrência e reanimar as vendas abaladas pela crise. Um levantamento nacional feito pela Shopping Brasil revela que 30% das promoções anunciadas em tabloides e em jornais já levam a marca Black Friday. No mesmo período de 2015, apenas 2,25% das promoções citavam a megaliquidação. O levantamento engloba eletroeletrônicos, alimentos, itens de higiene e beleza, bazar, perecíveis e farmácia.
“A campanha está bem agressiva por causa da crise e as lojas estão tentando recuperar a queda nas vendas que houve neste ano”, afirma a diretora da Shopping Brasil, Renata González.
Após movimentar R$1,53 bilhão na edição de 2015, a estimativa para este ano é que a megaliquidação gire cerca de R$ 2 bilhões, um crescimento de quase 31%. Aproximadamente R$ 35 milhões devem ser movimentados apenas em Fortaleza.
As lojas de eletroeletrônicos também fazem estimativas de ascensão para o evento este ano. “Apesar da crise, acreditamos que com o 13° salário e com o trabalho da mídia, que irá divulgar bastante, uma grande quantidade de pessoas visitem nossas lojas e, consequentemente, sejam feitas muitas vendas. Prevemos um faturamento 15% superior ao do ano passado”, afirma Raimundo Neto, gerente de uma das lojas Rabelo no Centro.
Ainda na Black Friday de 2015, os eletrodomésticos foram os mais procurados, movimentando R$370,8 milhões em vendas, seguidos pelos celulares (327,8 milhões), eletrônicos (240,1 milhões), produtos de informática (146,9 milhões) e móveis (74,1 milhões), segundo a consultoria Clearsale, parceira oficial da blackfriday.Com.Br.
Mais procurados
A projeção para 2016 se difere um pouco do ano passado, mas os produtos mais procurados ainda devem ser os das linhas branca e marrom. Segundo o site oficial da Black Friday, o fortalezense tem intenção de comprar celulares, televisores, artigos de moda, notebooks, HDs e pen drives, viagens, tablets, eletrodomésticos e Play Station 4. “A previsão é que o consumidor valorize ainda mais seu dinheiro, pesquisando mais as melhores ofertas. Enfim, comprar mais com menos”, afirma Ricardo Bove, diretor do site blackfriday.Com.Br.
Segundo pesquisa do Google, apenas 10% não pretende comprar nada este ano, enquanto esse número era de 20% em 2015. Um dos prováveis motivos para essa maior disposição a comprar está na ampliação da busca dos consumidores por descontos e promoções. O tíquete médio para este ano é de R$ 500.
Estratégia
Para atrair o consumidor, as lojas estão confiando em campanhas publicitárias. “Estamos apostando na publicidade, principalmente na TV, nossas propagandas são muito fortes. Esperamos que isso atraia uma alta demanda”, aponta Manuel Damasceno, gerente da loja Macavi.
Segundo ele, a receita durante a promoção no ano passado foi o equivalente a 30% da renda do mês inteiro. “Estamos esperando atingir pelo menos os mesmos resultados do ano passado. Já será uma vitória substancial, devido à crise econômica e às baixas que o comércio está tendo”, reconhece Damasceno.
Já a varejista de eletroeletrônicos Magazine Luiza lançou a campanha Agora ou Nunca, que oferta um produto por dia ainda mais em conta que na Black Friday, durante todo o mês de novembro. “Se o consumidor encontrar a oferta mais barata no site do Magazine Luiza, no dia da Black Friday, a empresa devolve todo o valor pago no produto durante o Agora ou Nunca”, explica a assessoria de imprensa da loja em nota.
Beleza
O Boticário ampliou a tradicional última sexta-feira de novembro e promoverá até 27 de novembro uma semana inteira de promoção em todas as lojas do Brasil e no e-commerce da marca com descontos de até 70%.
Ao todo, são mais de 250 produtos femininos, masculinos e infantis entre perfumaria, itens de cuidados pessoais e maquiagem que estarão em oferta. Como o Malbec Noir Balm de R$ 44,99 por R$ 31,90; e o Nativa Spa Loção Hidratante Açaí, de R$ 49,99 por R$ 34,90.
Jornalista, editor chefe e blogueiro raiz