Inteligência contra o crime avança com parceria entre MP do Ceará e Abin

Em uma medida estratégica voltada para modernizar a segurança pública e as investigações criminais, o Ministério Público do Ceará oficializou sua integração ao Sistema Brasileiro de Inteligência (Sisbin). A formalização ocorreu nesta segunda-feira (19/10), durante reunião realizada no gabinete da Procuradoria Geral de Justiça, em Fortaleza, conectando o órgão estadual diretamente à base de dados administrada pela Agência Brasileira de Inteligência (Abin).

O encontro reuniu a cúpula ministerial e lideranças do setor de inteligência federal. Com a aliança, promotores e equipes de investigação ganham acesso direto a informações analíticas e operacionais em nível nacional, permitindo respostas mais ágeis e coordenadas diante de ameaças à segurança e organizações criminosas que atuam no estado.

Acesso à base nacional do Sisbin qualifica ações ministeriais

A parceria estratégica foi chancelada pelo procurador-geral de Justiça, Herbet Santos, e pelo superintendente estadual da Abin no Ceará, Nabupolossar Alves Feitosa. A partir deste termo de cooperação técnica, o MPCE terá condições de cruzar informações em tempo real e atuar preventivamente em situações complexas de inteligência criminal.

Segundo o chefe do Ministério Público cearense, a medida traz ganhos substanciais na eficácia do trabalho investigativo diário:

“Desde o início da gestão, a gente já vem dialogando com a Abin de maneira muito efetiva e essa adesão formaliza essa parceria. O Ministério Público do Ceará vai poder acessar essa base de dados nacionais e integrados dentro de um sistema único para resolver situações inclusive emergenciais. O benefício é tornar o combate à criminalidade ainda mais eficiente, firme e incessante, mas acima de tudo com inteligência e estratégia. Com certeza a sociedade ganha com instituições mais fortes”, ressaltou o PGJ Herbet Santos.

Cooperação técnica e fortalecimento da segurança institucional

A troca mútua de conhecimentos e fluxos de dados qualificados atende aos parâmetros normativos do governo federal para a estruturação do Sisbin. De acordo com Nabupolossar Alves Feitosa, essa integração representa um avanço expressivo para as políticas públicas de enfrentamento à criminalidade organizada.

“O Ministério Público do Ceará passa a integrar definitivamente o Sistema Brasileiro de Inteligência e isso nos permite, cobertos pela extrema legalidade, ter muito trabalho em conjunto e muita troca de informação. Isso ajuda o Estado brasileiro a se fortalecer cada vez mais em todas as suas áreas”, declarou o superintendente estadual da Abin.

Atuação do Nusit na gestão de dados estratégicos

No âmbito estadual, a condução e operacionalização do acordo ficarão a cargo do Núcleo de Segurança Institucional e Inteligência (Nusit) do MPCE. A unidade é responsável por planejar e gerenciar os fluxos sensíveis e apoiar diretamente as forças operacionais em campo.

Participaram da reunião formal de assinatura:

  • Benedito Augusto da Silva Neto, promotor de Justiça e coordenador do Nusit;
  • Coronel Eligênio Marques, chefe do Setor de Inteligência do Nusit;
  • André da Rocha Lima, coordenador de Produção de Inteligência da Abin;
  • Rommel de Almeida e Silva, assessor do superintendente da agência.

A cooperação prevê alinhamento constante entre os analistas das duas instituições, além do emprego de tecnologias de análise prospectiva e prevenção a delitos complexos no Ceará.

Você encontra mais notícias em nosso site www.sobralonline.com.br e nas redes sociais. Acompanhe as principais atualizações seguindo o perfil oficial @SobralOnline no Instagram.