Anvisa aprova primeira pílula de semaglutida para tratar obesidade no Brasil
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou, nesta quarta-feira (4), o registro do Wegovy em comprimidos, primeira pílula para o tratamento da obesidade e do sobrepeso em adultos no Brasil. Até então, o produto, fabricado pela farmacêutica Novo Nordisk, era comercializado no país apenas na forma injetável.
A nova apresentação contém o mesmo princípio ativo, a semaglutida, substância que atua nos mecanismos de regulação do apetite e da ingestão de alimentos. A diferença, entretanto, está na forma de administração: em vez de uma aplicação semanal, o tratamento com o comprimido, que possui 25mg, prevê o uso diário.
Resolução pubicada pela Anvisa aponta para a autorização de uso em adultos com obesidade, caracterizada pelo Índice de Massa Corporal (IMC) igual ou superior a 30, e pessoas com sobrepeso, com IMC a partir de 27, desde que apresentem pelo menos uma condição de saúde relacionada ao excesso de peso.
A expectativa é de que o produto chegue às farmácias brasileiras no próximo trimestre, mas ainda sem preço definido.
COMO ATUA O COMPRIMIDO?
O princípio ativo do comprimido é o mesmo da caneta. Dados da revista científica The New England Journal of Medicine apontaram que os participantes de um estudo que tomaram o comprimido perderam em média 13,6% do peso em 64 semanas.
As indicações apontam que tratamento será feito com um comprimido por dia, em jejum, enquanto o paciente deverá esperar pelo menos 30 minutos antes de comer, beber ou tomar outros medicamentos.
As apresentações aprovadas até o momento são de 1,5 mg, 4 mg, 9 mg e 25 mg, sendo esta última a dose de manutenção.
Fonte:Diário do Nordeste

