Secult e TJA homenageiam artistas, técnicos e outros profissionais da cultura cerense neste domingo, 25/6
“Essa ideia da homenagem surgiu da necessidade de um momento de reconhecimento desses profissionais da cultura. Existe no campo cultural algumas instâncias de consagração. Uma instituição com o Theatro José de Alencar, de 107 anos, é uma instância de consagração. É importante termos isso no campo cultural, essas instâncias que reconheçam e consagrem essas pessoas”, destaca Selma Santiago, diretora do TJA.
“Em segundo lugar, a premiação é uma forma de resgatar a memória da arte e cultura cearense. Vivemos numa sociedade do imediato, em que as coisas passam muito rápido, e, às vezes, ficam sem o devido reconhecimento. Assim, estamos aqui ajudando a preservar a memória do fazer teatral e do TJA”, complementa.
A diretora reforça que serão homenageados profissionais de todas as áreas que contribuíram com a história do TJA entre os anos de 1965 a 1985. “Este foi um período importante marcado por lutas, resistências e conquistas e sobretudo pelo talento e criatividade de se manter atuante na cidade de Fortaleza e no Brasil”, frisa.
O ator Ary Sherlock; a cantora Ayla Maria; o diretor teatral B. de Paiva; as regentes Dalva Estela e Elba Braga Ramalho; a professora Elzenir Colares, fundadora do Grupo de Tradições Cearenses; o ator Emiliano Queiroz; a atriz Fernanda Quinderé; os diretores teatrais e também ex-gestores do TJA, Haroldo Serra e Hiramisa Serra; o coreógrafo Hugo Bianchi; a regente e professora Izaíra Silvino; a atriz Jane Azeredo; o ator e diretor João Falcão; o iluminador do TJA José Brasil; o estafeta do TJA, José Tarzan; a atriz Lurdinha Martins; o diretor teatral Marcelo Costa; o sonoplasta do TJA, Mauro Coutinho; a coreógrafa Regina Passos; o ator e dramaturgo Ricardo Guilherme; e o ator e diretor Walden Luiz.