Conheça os alimentos vistos como "amigos" da dieta que podem engordar

Fast-food e comidas industrializadas estão entre os alimentos que devem ser evitados não só quando se deseja perder peso, mas também quando o foco é ter uma vida mais saudável, e isso não é segredo para ninguém. Porém, existem comidas que muitos podem não imaginar, mas que atrapalham o emagrecimento caso não haja moderação.
“Pessoas que querem perder peso ficam frustradas por não verem resultado, mas muitas vezes isso ocorre não porque ela está fazendo algo errado, e sim porque o profissional prescreveu um alimento que, ao invés de ajudá-la no processo de perda de peso, está fazendo o efeito contrário” explica Gladia Bernardi, que é nutricionista, coach em emagrecimento e autora do recém-lançado best-seller “O Código Secreto do Emagrecimento”.
Alguns dos alimentos que podem prejudicar a perda de peso são frequentes nos cardápios prescritos por profissionais. “Esse é um grande erro, pois alguns itens tidos como saudáveis, mesmo que sejam pouco calóricos, podem engordar ou impedir a perda de peso se forem ingeridos em excesso”, alerta.
Suco de fruta
Muito se engana quem acha que o suco é um alimento inofensivo. Apesar de ser saudável, a fruta em excesso pode, sim, sabotar o processo de emagrecimento.
“A maioria das pessoas tem uma ideia errada em relação às frutas. Comer uma laranja é bem diferente, por exemplo, de tomar um copo de suco da fruta. Quando você come a laranja, você está consumindo as fibras e os nutrientes, mas, ao tomar um suco, você está consumindo apenas a frutose, que apesar de ser um açúcar natural, em excesso pode ser prejudicial”, afirma Gladia.
Ovo
Outro alimento que está no topo dos alimentos “queridinhos” das dietas é o ovo. Por ser um alimento barato, de preparo rápido e rico em proteína, muitos profissionais da saúde prescrevem este alimento em dietas para diminuir a ingestão de carboidratos. Mas, para algumas pessoas, ele pode ser prejudicial.
“Há casos em que o paciente tem sensibilidade à albumina, o que gera alergia causada pela ingestão de clara de ovo. Além disso, algumas pessoas não conseguem digerir com facilidade a gema, que é a parte mais gordurosa do ovo. Então, de nada adianta receitar ovos para o paciente se ele não consegue digerir esse alimento. Essa dificuldade desequilibra o organismo e pode levar ao ganho de peso”, comenta.
Soja
O consumo de soja no país aumenta cada vez mais, porque o número de vegetarianos no Brasil quase dobrou em 6 anos. “Ela seria um ótimo alimento e fonte de proteínas, se não fosse o fato de que a soja ocidental possui fitatos que “sugam” as vitaminas e minerais do intestino e estômago”, afirma.
Além disso, o excesso de manganês nesse alimento pode afetar o cérebro. “Ou seja, a soja é outro item que deve ser avaliado com cuidado, e nem sempre é indicado para uma pessoa em processo de emagrecimento”, esclarece a especialista.
Proteínas em excesso
Em dietas como a “low carb” (baixa ingestão de carboidratos) que ficou muito popular nos últimos tempos é comum ingerir uma grande quantidade de proteínas, às vezes em dosagem muito maior que a quantidade diária recomendada.
Mas é preciso ter cuidado ao adotar esse tipo de hábito. “Hoje é muito comum encontrarmos pessoas que não possuem as enzimas que digerem as proteínas. Isso pode levar ao mau funcionamento do intestino, que é outro fator que atrapalha o processo de perda de peso”, explica a nutricionista.

suco de fruta
O suco de frutas é composto por um açúcar natural, a frutose. Porém, em excesso, a substância pode ser prejudicial ( Foto: Divulgação )

Cenoura
A cenoura pode parecer “inofensiva” por ser um vegetal e ter poucas calorias, mas também é preciso ter cautela ao ingeri-la. “Além de não ser uma opção indicada para pessoas que querem perder peso, diabéticos também devem se atentar a esse alimento. As cenouras têm alto teor de açúcar que, quando convertido em glicose, aumenta os níveis de açúcar no corpo rapidamente”, finaliza Gladia.