Caso chegue ao Ceará, nuvem de poeira ‘Godzilla’ pode mudar a cor do céu.

Legenda: Céu de uma região de Cuba com os impactos da nuvem de poeira ‘Godzilla’
Foto: YAMIL LAGE / AFP

Como se não basta-se a pandemia do covid-19 que vem assustando o mundo, uma nuvem de poeira do deserto do Saara, que afetou o sul Flórida nesta quarta-feira (24), pode mudar a cor do céu caso chegue ao Ceará.
As previsões da Sede da Região Leste do Serviço Meteorológico Nacional dos Estados Unidos indicam que os impactos no Estado devem ser fracos, devido à localidade.
Um modelo digital do avanço da poeira nos próximos 10 dias indica que ela deve se afastar do Nordeste Brasileiro e avançar para o sudeste norte-americano.
A Funceme exlica que mudança na cor do céu para tons mais alaranjados, causada pela barreira de visibilidade, pode ocorrer durante o amanhecer ou o pôr do sol.
A mudança de coloração pode ocorrer com outros tipos de nuvem e é um impacto simples, assegura o órgão.
Não há previsões sobre quando a poeira pode chegar no Ceará. O pó do Saara viaja através do Oceano Atlântico, no oeste da África. Após percorrer 8 mil km, a nuvem chegou ao Caribe, encobrindo a capital de Porto Rico.
Nas redes sociais, a Funceme afirmou que dançar piseiro no sertão pode levantar mais poeira que a nuvem Godzilla, ressaltando o fraco impacto no Estado.
Ao chegar em Cuba, o que deve acontecer até esta sexta-feira (26), as autoridades americanas e cubanas indicam que pode haver uma onda recorde de calor
Jornalista, editor chefe e blogueiro raiz