Com mais de mil atendimentos, Hospital de Campanha do PV começa a ser desmontado

O Hospital de Campanha do Presidente Vargas, no bairro Benfica, foi desativado na manhã desta segunda-feira, 21. O equipamento foi construído na Capital para acolher pacientes com o novo coronavírus. Construído em menos de um mês, o hospital começou a funcionar em 18 de abril e atendeu 1.239 pacientes, sendo que 1.025 saíram recuperados da doença.

Já em agosto, no dia 14, não havia mais nenhum paciente internado por Covid-19, segundo Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Ainda assim, a estrutura permaneceu montada para atender casos da doença de acordo com a demanda da população.

No primeiro mês de atendimento, o Hospital recebeu 649 pacientes. De acordo com a secretária da
Saúde, Joana Maciel, o hospital de campanha do PV foi determinante para o êxito das ações de atendimento à população de Fortaleza. “Exatamente porque estava pronto no período em que a Cidade mais precisou da ampliação dos serviços de saúde por causa da pandemia. Quando chegamos ao pico da pandemia, a gente pôde contar com a nova estrutura” afirmou, em nota. Ela destaca ainda a construção de uma rede hospitalar somando leitos do hospital de campanha do PV com os leitos do IJF2, com a rede assistencial nas UPAS e nos postos de saúde.

Segundo Joana, o pico da doença na Cidade foi entre a última semana de abril e as duas primeiras semanas de maio – período em que o Hospital chegou a receber 48 pacientes por Covid-19 em apenas um dia.

Prefeito Roberto Claudio anunciou construção do hospital temporário no dia 23 de março. Foram construídos mais de 200 leitos, em uma estrutura metálica de mais de 3.500m². O novo hospital tinha estrutura completa, incluindo 17 enfermarias e 12 leitos.