TSE disponibiliza simulador de votação pela internet
Que tal simular a votação do próximo dia 15 pela internet? Neste ano, devido à pandemia, em vez de instalar urnas eletrônicas em espaços com grande movimentação para eleitores treinarem, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) criou um simulador de votos. (Link nos stories).
⠀
Como funciona:
➡ Para simular a votação no 1º turno, foram disponibilizados cinco partidos fictícios: o do Folclore, dos Esportes, dos Ritmos Musicais, o Partido das Profissões e o das Festas Populares. Cada um tem três opções de vereador, com um número.
⠀
➡ Após digitar os dois primeiros dígitos do partido, é possível clicar para visualizar as opções de vereador e seus respectivos números. Ao digitar o número completo, aparecerá na tela a foto, com o nome, o número e o partido. Se estiver tudo correto, basta confirmar, no botão verde. Senão, corrige no botão laranja e digita novamente. Para votar apenas no partido, basta digitar os dois primeiros algarismos.
⠀
➡ O passo seguinte é votar para prefeito. Neste caso, o número do candidato é o mesmo que o do partido. Ao digitar os dois algarismos, aparecerá as fotos do cabeça de chapa e do vice, os nomes, o número e o partido. Se estiver tudo correto, basta confirmar ou corrigir. Depois disso, o voto é registrado e pronto.
⠀
O simulador também tem a função de audiodescrição, como numa urna eletrônica real, para quem tem deficiência visual. Para não confundir os números, o eleitor pode levar de casa uma cola (em papel) com os números dos candidatos. É proibido levar qualquer equipamento eletrônico para a cabine de votação.
fonte: jornal jangadeiro

