Estudantes de Groaíras reivindicam junto a prefeitura o acesso ao transporte universitário
Em resposta, a secretária adjunta de Educação, Ednancy Paiva Ripardo divulgou áudios repudiando a manifestação dos estudantes
Por Manoelzinho Canafístula/Jonas Deison
Os estudantes universitários do município de Groaíras ficaram sem transporte universitário na manhã desta sexta-feira (17), segundo a mãe de um estudante, seu filho foi avisado de última hora que o veículo ainda estava com problema mecânico, “todos tinham compromisso, estágios e aulas, sendo inviável faltar. Sendo assim, cada um tinha que se responsabilizar com os gastos de topic e mototáxi pelo segundo dia consecutivo. Pegaram carona com um ônibus de outra cidade, que se solidarizou com a causa”, disse a mãe.
Segundo apuração do Sobral Online, os estudantes fizeram fotos e vídeos e divulgaram nas redes sociais para reivindicar seus direitos. Em resposta, a secretária adjunta de Educação, Edinaci Aragão divulgou áudios repudiando a manifestação dos estudantes. Nos áudios a secretaria adjunta classifica os estudantes como pessoas pobres, medíocres e mesquinhas, após a repercussão negativa, a Secretaria de Educação emitiu nota sobre o caso.
A secretária adjunta disse que é muito triste ver um tipo de publicação deste, porque a gente vê o tipo de pessoas que as universidades estão formando as pessoas medíocres e mesquinhos, baixas capazes de procurar coisinhas insignificantes. Como se fosse a primeira vez na vida que quebrasse um ônibus da educação né? Groaíras nunca entrou no prego né? Um carro de educação nunca faltou de jeito nenhum, é a primeira vez na vida que isso acontece né? Levando em consideração que nossa frota tem mais de 10 anos e nós pegamos uma frota totalmente defasada, totalmente quebrada. Então ouvir uma crítica dessas de estudantes, que estão há muito tempo na educação nas universidades e de motoristas né? Que inclusive já fizeram parte da gestão conhecem muito bem a realidade né? E aí vir por parte de vocês criticarem e vocês criticam como se fosse a primeira vez, que um carro quebra. É vergonhoso gente, sinto muito, mas isso é uma vergonha, é medíocre, é podre, mesquinho, não tenho nem adjetivo para dizer o significado disso daí. Pelo amor de Deus né? Questionou a agente pública.
A secretária adjunta ainda ironizou por diversas vezes a reclamação dos estudantes, “eu não sou professora, não pensa a realidade das mães, nunca conheci né? Quantas vezes nós fomos em um carro caindo aos pedaços e que um dia que caiu foi a roda do carro, ela saiu andando sozinha e nós ficamos dentro do carro, sem a roda. Sabemos das condições dos carros que a educação tem, por que faltou um dia dá um bafafá desse tamanho. Me poupe”, ironizou.
Por fim a profissional pediu para as pessoas ajudarem o município a crescer e que a atitude ficaria feia para o município, que seria exposto em blog de Sobral. “Então vamos ajudar para eles a crescer, isso que eu tô falando é com quem fez tá? Coisas desse tipo aí não vai ficar feio para mim, para mim nunca, vai ficar meio feio para Groaíras inteira para a população e para todos que fazem parte dela, vocês são as pessoas que fazem isso, estão ridicularizando o município inteiro, as pessoas são mal educadas, isso sim. Porque se tem sujeira é porque as pessoas sujam certo”, finalizou.
O Secretário de Educação Lucas Mota Cavalcante emitiu nota ao Sobral Online e disse que a secretaria de Educação está à disposição para todo e qualquer esclarecimento, veja a nota na íntegra.
“Nossa frota realmente está bem precária. Pegamos os ônibus numa situação caótica e como passou muito tempo parado, desde fevereiro estamos restaurando eles.
São nove ônibus, para diversas rotas do interior e de Sobral. Então nós ajeitamos alguns e finalizando outros, porém, como o fluxo de aulas foi constate de junho pra cá, acabamos colocando todos nas rotas, o que ocasionou problemas em alguns que já vêm tendo problema pois são velhos.
Eles fazem rota na zona rural do município levando e trazendo alunos pra rede municipal e estadual. Um ônibus tinha quebrado dentro de Sobral e no dia seguinte não teve ônibus pela manhã para eles. Mas o problema voltou e na sexta feira ao pegar o ônibus não teve como rodar, ocasionando o transtorno.
Atualmente três dos nove ônibus se encontram na oficina. Infelizmente tivemos que abrir mão de uma rota para suprir outra. Contudo, até esse ônibus for consertado, entrei em contato com a secretária de educação de Cariré para que ela possa firmar parceria conosco levando os alunos daqui para Sobral, visto que a rota de lá passa por dentro de nossa cidade. O prazo para que o ônibus esteja em rota é até o final desta semana.
Também foi licitado um ônibus somente para os universitários. Em breve também será posto em rota para que o fluxo da frota seja melhor para todos”.