Feriado nacional em homenagem a Irmã Dulce é aprovado pelo Senado
Um projeto de lei que pretende instaurar um feriado em homenagem à Santa Dulce dos Pobres foi aprovado pela Comissão de Educação do Senado, na última quinta-feira, 18. A proposta agora segue para análise na Câmara de Deputados e, em caso de aprovação, será encaminhada para sanção presidencial. O novo feriado seria celebrado no dia 13 de março.
Irmã Dulce nasceu em Salvador, no ano de 1914. Conhecida como “anjo bom da Bahia”, dedicou boa parte da vida a ações sociais. Em 1959, ocupou um galinheiro ao lado do Convento Santo Antônio e improvisou uma enfermaria para cuidar de doentes. Em 1960, o lugar se transformou no Hospital Santo Antônio, sendo atualmente um dos maiores do Nordeste.
A Santa teve dois milagres reconhecidos pela Igreja Católica. O primeiro faz referência a um caso ocorrido em 2001, quando orações em seu nome teriam feito parar a hemorragia de uma mulher, que morreu durante 18 horas após dar à luz. Já em 2014, o maestro baiano José Maurício Moreira voltou a enxergar após 14 anos de cegueira.
Em setembro de 2019, o governo da Bahia já havia decretado o dia 13 de outubro como Dia de Irmã Dulce. A data, no entanto, não é feriado.