CRECI Itinerante leva serviços e informações à região Norte
Com o objetivo de fortalecer a categoria, marcar presença e encurtar distâncias, o Conselho Regional de Corretores de Imóveis do Ceará criou o Creci Itinerante para oferecer vários serviços aos corretores de imóveis e à sociedade nos municípios cearenses.
“Estamos realizando diversos atendimentos e ações na região Norte, pois o trabalho do setor de fiscalização do Conselho também é educativo e acontece em paralelo ao Programa Creci Itinerante. Conseguimos passar uma mensagem importante para a sociedade sobre a importância do profissional corretor de imóveis. Tendo em vista o tamanho e a importância da região para o estado, iremos dar continuidade ao programa na região em 2022 com prestação de serviços e combate ao exercício ilegal da profissão de corretor de imóveis”, explica Geovano Oliveira, coordenador de fiscalização do Creci Ceará.
Entre os dias 07 e 10 de dezembro, iniciamos a nona etapa do Programa, na Região Norte. Estão sendo visitadas as cidades de Sobral, Aprazível e Meruoca. De setembro do ano passado, quando foi criado, até o mês passado, o Creci Itinerante já percorreu mais de sete mil quilômetros e visitou quase sessenta cidades, atendendo a sociedade e os corretores de imóveis. “O objetivo do programa é incentivar a sociedade sobre a segurança de só comprar imóvel com um profissional registrado no Conselho. Em todas as cidades contamos com o apoio de várias prefeituras do Ceará, que têm recebido muito bem”, explica Tibério Benevides, presidente do Creci Ceará.
Uma van equipada com todo aparato necessário para realização de atendimentos para profissionais do mercado imobiliário desde entrega de carteira e diplomas, transferências, inscrições, ouvidoria, denúncias e financeiro, além de ações educativas, como distribuição de panfletos e tira dúvidas com a população é estacionada em lugares com maior circulação de pessoas, como praças e avenidas em cada cidade visitada.
“É muito gratificante você ver como a população e os corretores de imóveis estão satisfeitos com nosso trabalho. O trabalho do Sistema Cofeci-Creci é muito importante para que a sociedade saiba os riscos que existem em comprar um imóvel sem um profissional credenciado e que seja capacitado”, afirma o Presidente do Creci Ceará, Tibério Benevides.
Haverá duas palestras presenciais, em Sobral e em Itapipoca, ministradas pelo corretor de imóveis, diretor do setor de educação continuada e advogado Apolo Scherer Filho. “Hoje (dia 09 de dezembro), estaremos em Itapipoca, na CDL, para uma palestra gratuita sobre documentação imobiliária e amanhã, sexta-feira, falaremos sobre os 10 segredos do vendedor de alta performance, na sede do Creci, em Sobral, em outra palestra. Uma das ações estratégicas do conselho é oferecer capacitação profissional para qualificar o mercado imobiliário”, explica Apolo Scherer Filho.
A profissão de corretor de imóveis é regulamentada por Lei Federal e por Decreto. A Lei nº 6.530, de 12 de maio de 1978, regulamenta a profissão de Corretor de Imóveis. O Conselho Regional de Corretores de Imóveis é um órgão público federal (autarquia) que fiscaliza e disciplina o exercício da profissão de corretor de imóveis. O Creci Ceará atua na segurança das transações imobiliárias, como locação e venda de imóveis. Uma negociação sem o devido acompanhamento profissional traz prejuízos à sociedade. Ninguém pode atuar como corretor sem estar inscrito no Creci. Quem faz uma intermediação imobiliária e não é corretor de imóveis, ilegalmente, incorre em contravenção penal prevista no Art. 47, da Lei das Contravenções Penais. O Conselho Regional de Corretores de Imóveis orienta que a população deve ter cuidado com preços muito abaixo do valor de mercado e desconfiar das propostas, principalmente através da utilização de aplicativos de hospedagem para locação.

