Brasil tem café suficiente para saciar demanda global
Maior produtor mundial de café, o Brasil tem estoques suficientes para garantir o abastecimento apesar dos recentes problemas climáticos que afetaram os cafezais, embora a logística continue trazendo dificuldades, segundo o presidente do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil.
“Este não é um momento de estoques altos, mas são suficientes para atender a indústria local e internacional”, disse Nicolas Rueda, do Cecafé, em entrevista. Após uma safra abundante em 2020-21, “foi possível acumular bastante estoque.”
Os comentários dele permitem maior entendimento de um mercado onde faltam dados transparentes e atualizados sobre a quantidade que os produtores brasileiros armazenam de café arábica, o preferido da rede Starbucks. Os estoques monitorados pela bolsa ICE Futures nos EUA estão no menor nível em 22 anos.
Preocupações com o estado da safra brasileira após dois anos de problemas climáticos e a crise na cadeia de suprimentos causada pela pandemia levaram os contratos futuros de arábica em Nova York para a maior cotação em uma década.
Como ocorre com diversas commodities, a alta de preços do café contribui para o aumento do custo de vida no mundo inteiro.
Fonte: Exame

