Camilo Santana lidera com folga disputa para Senado no Ceará, diz pesquisa

A eleição de senador do Ceará, que terá apenas uma vaga em disputa em outubro, ainda é um chutômetro quanto à possibilidade das candidaturas que realmente vão entrar no jogo. Dá-se como certa apenas a postulação do ex-governador Camilo Santana, que se desincompatibilizou do cargo justamente com o objetivo de concorrer ao Senado, a Casa legislativa que é “o céu na terra”, como costumava dizer Virgílio Távora.

Nos dois cenários apresentados aos eleitores pesquisados pelo instituto Paraná há a sinalização de que Camilo vai fazer um passeio na campanha.

Em um primeiro cenário, o ex-governador tem 66,8% das intenções de voto. No outro, Camilo chega a 68,2%.

Obviamente, o tempo que falta para a campanha e para o dia da eleição desautorizam avaliações metidas a definitivas. Porém, é muitíssimo improvável que surjam candidatos capazes de rivalizar com a candidatura do ex-governador, que deixou o Poder Executivo no Ceará com altíssima avaliação positiva.

Camilo é pule de 10 na disputa pela vaga de senador. A preço de hoje, os candidatos que toparem enfrentá-lo sabem bem a pedreira que vão encontrar pela frente. Portanto, a entrada na disputa para esses servirá para consolidar a chapa majoritária da oposição ou, em outros casos, jogar seu nome para ficar mais conhecido dops eleitores.

Destaque-se ainda que, além da supremacia em todos os indicadores, Camilo será o candidato a senador que poderá (e irá fazê-lo) colar na candidatura presidencial de Lula no Ceará.