Veveu Arruda assina implantação de Escolas de Tempo Integral em Sobral
Todos os presentes foram convidados a assistir a apresentação de um vídeo com depoimentos de alunos, educadores, de todo o corpo gestor do novo modelo de escola, além da participação do secretário de Educação, Julio Cesar Alexandre e do próprio Prefeito, que emocionou a todos no auditório do Paço Municipal.
Os convênios, firmados entre Sobral e as instituições parceiras, criam, no âmbito do Sistema Municipal de Ensino, a organização do Programa de Escolas Experimentais de Ensino Fundamental em Tempo Integral, e celebram o termo de cooperação técnica entre o Município e os dois parceiros.
Os dois primeiros Colégios Sobralenses serão implantados na sede, no Parque Santa Clara, e o outro no distrito de Aracatiaçu. A meta é construir 17 escolas de Tempo Integral que terão capacidade para 500 alunos do 6º ao 9º ano, com 12 salas de aula, administração, biblioteca, sala multimídia, laboratórios de física, química, biologia e matemática, bloco do recreio (cozinha, despensa, banheiros, vestiários, armários para os alunos guardarem seus pertences e espaços de descanso após o almoço), quadra poliesportiva e anfiteatro, onde os alunos passarão as 9 horas que estiverem na escola.
Os alunos do Colégio Sobralense Experimental terão uma grade curricular ampliada com 7 aulas semanais de matemática e 7 de português, enquanto nas outras escolas normalmente são 5. Além desse conteúdo normal, serão ofertadas disciplinas diferenciadas como Projeto de Vida, Protagonismo Juvenil, Introdução à Pesquisa, Formação Humana e Práticas Experimentais nos laboratórios.