Pronatec/BSM de Sobral está em 1° lugar do Ceará e 36° do Brasil
Em parceria com o Ministério da Educação (MEC), o Plano Brasil Sem Miséria (BSM) coordena a oferta e vagas de qualificação profissional no âmbito do Programa Nacional de Acesso Técnico e Emprego (Pronatec). São cursos de formação inicial e continuada voltados para a inserção no mercado de trabalho, com duração mínima de 160 horas.
Os cursos serão ofertados em instituições de reconhecida qualidade no ensino técnico e tecnológico, como as unidades do sistema nacional de aprendizagem (SENAC e SENAI) e a Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. A oferta é gratuita e os beneficiários recebem alimentação, transporte e todos os materiais escolares.
A execução do programa é desenvolvida junto às prefeituras municipais, por meio da assistência social, que se responsabilizam pela mobilização dos beneficiários, pré-matrícula e acompanhamento dos alunos, e conta com o apoio dos governos estaduais. A meta do Plano BSM é capacitar um milhão de pessoas inscritas no CadÚnico até 2014.
O município de Sobral foi destaque em relação ao número de matrículas, ultrapassando até mesmo a capital cearense. A equipe ACESSUAS/TRABALHO, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Extrema Pobreza pactuou 2.591 vagas de cursos, pré matriculou 3.087 alunos e matriculou 2.330 destes em 56 cursos diversos.
“ Esse resultado nos impulsiona a trabalhar com mais força e determinação, para incluirmos ainda mais pessoas no mercado de trabalho” disse Margarida Melo, Coordenadora da Promoção ao Trabalho e Renda de Sobral


