Sobral recebe a 1ª Bienal Norte de Arte e reúne mais de 70 obras

Artistas de todo o interior do Estado estão reunidos na Primeira Bienal Norte de Arte, com mais de 70 obras expostas na Biblioteca Municipal Lustosa da Costa. O evento tem entrada franca e fica em exposição até dia 28 de janeiro de 2014. A realização é da EF Consultoria em parceria com a Biblioteca Municipal Lustosa da Costa.

O evento tem como objetivo difundir, fortalecer e formar os artistas do Interior ou que nele residam há mais de dois anos. De acordo com o curador da Bienal e também artistas plástico Ed Ferrera, o projeto quer se firmar como um espaço de formação e promoção de encontro entre artistas de forma fixa. 
O trabalho para essa primeira edição começou em 2009 e vem sendo organizado efetivamente desde e o início do ano. São mais de 40 artistas representados em 71 obras dos municípios de Cariré, Varjota, Reriutaba, Mucambo, Meruoca, Massapê, Santana do Acaraú, Forquilha, Groaíras, Viçosa do Ceará, Tianguá, Poranga, Nova Russas, Frecheirinha, Pentecoste, Acaraú e Sobral. Iniciada em 28 de novembro, a expectativa é de que atinja mais de dez mil pessoas, em dois meses. O público alvo é de artistas, educadores e pessoas em geral.

Programação

Durante os meses de exposição, Ed Ferrera frisa que haverá oficinas e seminários, como Arte e Sobrevivência: Caminhos possíveis, com o diretor da Escola de Artes e Ofícios de Sobral (Ecoa), Roberto Galvão, Weaver Lima e Fernando França. “Esse seminário possui no tema a instigação da participação efetiva da sociedade, o surgimento de novos artistas e fortalecimento desse coletivo no interior do Estado”.
Dentre as oficinas está a de Processos Criativos em Artes Visuais, A Pintura como Meio e a História da Arte no Ceará. “Queremos apresentar e conversar sobre as formas de artes atuais, os artistas que fizeram e fazem parte do interior do Ceará e suas trajetórias e aqueles que fizeram parte da história do Ceará”.

Mais informações

I Norte Bienal da Arte Aberta até 28 de janeiro de 2014
Biblioteca Municipal de Sobral – Lustosa da Costa

Jonas Deison (Sobral Online), com informações de Jessyca Rodrigues