Pesquisa Ipespe: no Ceará, Lula abre 29 pontos para Bolsonaro; Ciro fica com 15%
A quarta rodada da pesquisa Ipespe no Ceará, contratada pelo O POVO, mostra cenário de estabilidade entre os candidatos à Presidência da República que buscam o apoio do eleitorado cearense. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera com 53% das intenções de voto, com larga vantagem sobre Jair Bolsonaro (PL), que registrou 24%. O ex-governador Ciro Gomes (PDT) é o terceiro com 15%.
Simone Tebet (MDB), completa a lista dos presidenciáveis que pontuaram, com 2%. Os demais concorrentes não atingiram 1%. Os que disseram que votarão branco, nulo ou nenhum dos políticos foi 3%, mesmo percentual dos que não sabem ou não responderam.
- Lula (PT): 53% (+%)
- Bolsonaro (PL): 24% (=)
- Ciro Gomes (PDT): 15% (+1)
- Simone Tebet (MDB): 2% (=)
- Soraya Thronicke (UB): 0 (=)
- Vera (PSTU): 0 (=)
- Constituinte Eymael (DC): 0 (=)
- Felipe d’Avila (Novo): 0 (=)
- Sofia Manzano (PCB): 0 (=)
- Brancos e nulos: 3% (-2)
- Não sabem ou não responderam: 3% (=)
Para a quarta rodada da pesquisa, o Ipespe ouviu mil eleitores de todas as regiões do Ceará, por telefone, entre os dias 18 e 20 de setembro. Foram entrevistadas pessoas com idade a partir de 16 anos, entre os dias 18 e 20 de setembro de 2022. A margem de erro do levantamento é de 3,2 pontos percentuais para mais ou para menos e o intervalo de confiança estimado é de 95,45%. A pesquisa pode ser consultada no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número BR-05066/2022 e no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-CE) com o protocolo CE-04936/2022.Na pesquisa espontânea, quando os entrevistados são questionados em quem votariam sem que os nomes dos concorrentes sejam apresentados, o cenário também é favorável a Lula. O petista tem a preferência de 51% do eleitorado do Estado, um ponto a mais que o registrado na pesquisa anterior. Ele é seguido por Bolsonaro, que tem 22% e também oscilou positivamente um ponto. Ciro e Tebet encerram a lista dos que pontuaram com 12% e 2%, respectivamente. Assim como os dois primeiros colocados, o pedetista e a emedbista oscilaram para cima um ponto, cada.
Faltando nove dias para o primeiro turno das eleições de 2022, que ocorre em 2 de outubro, não há mudanças significativas nas intenções de voto para presidente no Ceará. Nos quatro levantamentos contratados pelo O POVO, o candidato do PT oscilou de 55% para 53%. O atual chefe do Executivo foi de 20% a 24%, enquanto o ex-ministro saiu de 11% para 15%.
Simulação de segundo turnoO instituto também testou o cenário de um eventual segundo turno entre os dois candidatos mais bem colocados. Conforme o Ipespe, Lula está à frente de Bolsonaro com 69% das intenções de voto contra 27%. Brancos, nulos ou nenhum somaram 3%, enquanto não sabem ou não responderam, 1%.A distância entre ambos oscilou negativamente na comparação entre as quatro pesquisas. Bolsonaro saiu de 23% no primeiro levantamento para os 27% atuais. O petista, por sua vez, teve 68% nas três primeiras rodadas, antes de chegar ao último percentual.Segundo TurnoLula (PT): 69% (+1)Bolsonaro (PL): 27% (=)Brancos, nulos ou nenhum: 3% (-1)Não sabem ou não responderam: 1% (-1)FONTE: A voz de Santa quitéria