Eleições 2022: saiba tudo sobre o dia de votação neste domingo (2)

Domingo (2) é o dia da votação do primeiro turno das Eleições 2022. Conforme o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), serão mais de 156 milhões de eleitoras e eleitores que vão exercer seu papel de cidadão. Serão também quase 1,8 milhão de mesárias e mesários e mais de 29,2 mil candidatas e candidatos. A votação acontece em 5.570 cidades do país e em 181 localidades no exterior.

Domingo de votação

O voto é obrigatório para maiores de 18 anos e facultativo para analfabetos, maiores de 70 anos e pessoas com 16 e 17 anos. A votação acontece entre as 8h e as 17h (horário de Brasília).

Documentos

Para votar, é necessário apresentar apenas um documento de identificação oficial com foto. A apresentação do título de eleitor não é obrigatória. Entre as opções de documentos aceitos, estão: carteira de identidade, Carteira Nacional de Habilitação (CNH), identidade social, passaporte, certificado de reservista, carteira de trabalho ou outro documento de valor legal com foto.

Também é possível votar com a versão digital do título, obtida no e-Título, aplicativo gratuito da Justiça Eleitoral. O TSE recomenda que antes de sair de casa, o eleitor deve anotar a ordem dos cargos na urna eletrônica e os números das candidatas e dos candidatos. “A ‘colinha’ vai ajudar muito na hora que você estiver em frente à urna; afinal, são muitos números para lembrar”, destaca o TSE.

Vestimentas no dia da votação

A Justiça Eleitoral permite a manifestação individual e silenciosa do eleitor no dia da votação para partidos, coligação ou candidato. Isso quer dizer que é permitido o uso de bandeiras, broches, adesivos e camisetas.

“Mas fique atento, porque é proibida a propaganda eleitoral, como pedido de voto pelos candidatos, partidos ou coligações, distribuição de panfletos (conhecidos por santinhos) e outros materiais, abordagem ou mesmo aglomeração de simpatizantes”, informa o TSE.

O eleitor pode votar de bermuda, regata e chinelo. O TSE não proíbe a utilização de nenhum desses itens. Inclusive, é permitido votar com a camisa da Seleção Brasileira de Futebol.