Bebês prematuros internados na Santa Casa de Sobral ganham ensaio fotográfico com suas mães

Um ensaio fotográfico encantou familiares e profissionais que estão diariamente no serviço de Neonatologia da Santa Casa de Misericórdia de Sobral, unidade hospitalar sob intervenção da Prefeitura de Sobral. A ação teve como intuito levar um pouco mais de conforto para as mães que acompanham o tratamento e o desenvolvimento dos filhos prematuros na Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Canguru (UCINCa).

As imagens foram captadas de forma voluntária pelo fotógrafo Luciano Magalhães, que contou com o auxílio da equipe de enfermagem do serviço. “Mais que um ofício, fotografar é minha maneira de me apaixonar por momentos únicos, como nessa ação realizada na Santa casa. Estou encantado com esse resultado incrível”, destacou o fotógrafo.

A UCINCa é uma enfermaria exclusiva para a prática do Método Canguru, que é a assistência neonatal humanizada que consiste em manter o contato pele a pele precoce entre a mãe e o bebê prematuro e de baixo peso. O ambiente proporciona supervisão e orientação de profissionais para as mães durante sua estadia, ajudando a dar mais segurança e confiança para cuidar do seu bebê em casa.

A coordenadora de enfermagem do serviço de Neonatologia, Renides Brasil, ressaltou que além de todas as orientações técnicas repassadas às mães, a equipe assistencial também trabalha com humanização e destacou a importância dessa ação. “Foi um momento muito esperado por todas as mães, pois foi a primeira vez dos bebês em frente às lentes de uma câmera para a captura das suas primeiras fotografias, algo que elas levarão para toda a vida”, disse.