“Não vou me antecipar”, responde Izolda sobre assumir o Ministério da Educação

A governadora Izolda Cela (Sem Partido), considerada para assumir o comando do Ministério da Educação (MEC) no governo do presidente eleito Lula (PT), disse, quando questionada sobre o convite do petista, que essa área essa deve ser “prioridade” da nova gestão federal. 

“Já está no tempo da educação básica ter um status de prioridade mais forte. Nós só teremos mesmo a condição de construir um Brasil mais justo se tivermos essa base bem realizada”, enfatizou. Ela apontou, inclusive, que o Ceará, depois de sua gestão e da de Camilo Santana (PT), muito tem a “mostrar e contribuir na educação básica”. 

Sua fala veio na Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), durante almoço promovido para homenageá-la. Izolda também destacou, enquanto ficava rindo, que ainda não houve nenhuma formalidade na decisão de quem assumirá o cargo e que seria “melhor perguntar para o Camilo”. 

O ex-governador e senador eleito também disputa o cargo, ainda que o petista tenha, ao que tudo indica, apostado no nome de Izolda para assumir a pasta. A legenda, entretanto, não é a favor da decisão, uma vez que a cearense não seja filiada ao partido.

“Eu não tenho esse desejo todo, não me antecipo também, estou com os meus pés no chão ao que que for decidido”, detalhou a governadora no almoço, que ocorreu no Hall da Federação para jornalistas e convidados.

O encontro, anfitrionado pelo presidente, Ricardo Cavalcante, e pela diretoria da Federação, celebrou as conquistas da atuação conjunta do setor produtivo e poder público em prol do desenvolvimento do Estado. Izolda recebeu, diretamente das mãos de Ricardo e de sua esposa, Rosângela Cavalcante, uma homenagem do sistema, antes que exibisse, em sua fala, dados e os principais pontos de desenvolvimento de sua gestão. 

A cearense apresentou os índices econômicos do Ceará e as projeções para 2023, dando grande destaque ao HUB de Hidrogênio Verde, que conta com a “valorosa parceria” da Fiec. “Já temos 24 memorandos de entendimento assinados com grandes empresas do mercado mundial e pré-contratos já assinados, gerando desenvolvimento ao Ceará e emprego e renda à nossa população”, desenvolveu.

“Agradeço ao presidente Ricardo Cavalcante pelo convite e pelas homenagens, e a todos os presentes na solenidade pela acolhida”, finalizou em seu discurso. Logo após, todos foram almoçar, bater fotos e conversar com os seus respectivos aliados. O prefeito José Sarto (PDT), no entanto, foi visto saindo às pressas, enquanto todos celebravam ao redor de Izolda, Camilo e do governador eleito, Elmano de Freitas (PT).