Artista cearense estreia show autoral sobre sertão, solidão e capacitismo em Sobral

Assim surge Flor de Mandacaru, showspetáculo autoral de Virginia Oliveira que abarca suas composições e poesias, nascendo entre espinhos, vivências e visão de mundo de uma mulher sertaneja com deficiência. 

Em seu primeiro ato, Virgínia discorre sobre o sertão, onde nasceu a artista, tratando da sua força, resistência e sabedoria, mesmo sendo um local por vezes socialmente esquecido e suas pequenas cidades ignoradas. Este mesmo sertão, ou melhor, sertões atravessam todo o showspetáculo, sendo fios condutores de sua narrativa. 

Abandono, exclusão social e inacessibilidades de espaço e afetos são os temas abordados no segundo ato de Flor de Mandacaru. Aqui Virginia canta sobre o amor como não-direito, abordando a solidão das pessoas com deficiência. 

Por fim, em seu terceiro ato, Virgínia expõe o capacitismo em dor e agonia, não isentando pessoas sem deficiência de suas parcelas de culpa nas violências sofridas diariamente por estes corpos.

É assim que estreia Flor de Mandacaru nos dias 14 e 15 de janeiro, no Theatro São João, com a participação dos músicos Guilherme Santos (teclado e synth) e Matheus Souza (violão), entre composições, versos, sertão, solidão e violências que surge Flor de Mandacaru. É bonito, é visceral, é cortante, é poético, é cirúrgico.

SOBRE A ARTISTA

Virgínia Oliveira é estudante de Arquitetura e Urbanismo da UFC, atriz, diretora, cantora, fotógrafa, escritora, desenhista e produtora artística.

Nascida em 4 de julho de 1994 na localidade de Volta, na cidade de Morada Nova/CE, iniciou a vida teatral na escola durante a adolescência em Fortaleza. 

Como poeta, participa em disputas poéticas do Slam da Quentura desde 2017. Representou o Ceará no Slam BR (campeonato nacional de poesias faladas) em 2021 (online) e em 2022 (RJ), chegando à semifinal no último ano com poesias que tratam sobre sertão, solidão e capacitismo.

Em 2022, realizou seu primeiro show no Slam CE. Em 2023, Virginia estreia seu showspetáculo Flor de Mandacaru no Theatro São João, contendo suas composições e poesias autorais inéditas, junto aos músicos Guilherme Santos (teclado e synth) e Matheus Souza (violão e backing vocal).

 

INFORMAÇÕES GERAIS 

Estreia de Flor de Mandacaru 

Data/Horário: 14 e 15 de janeiro, às 20h

Local: Theatro São João

Acesso: R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia)

Ingressos antecipados, TRANSFREE e/ou DEFFREE em: linktr.ee/espetaculoflordemandacaru

OBS: Também serão vendidos ingressos antes do evento na bilheteria do Theatro São João.